A Tupy anunciou que será a responsável pelo desenvolvimento e produção de componentes estruturais para caminhões extrapesados 13 L de duas montadoras instaladas no Brasil, que, juntas, detêm cerca de 50% do mercado local nesta categoria.
Segundo a empresa, um dos projetos contempla a fundição, usinagem e pré-montagem de cabeçotes de motor, e terá início em 2027.
O outro contrato, com produção a partir de 2028, refere-se à fabricação de blocos que serão utilizados nas gerações mais recentes de um dos motores mais vendidos no mundo.
Quando alcançarem todo o potencial contratado, a estimativa é que esses acordos gerem receitas adicionais de R$ 250 milhões por ano à multinacional.
Todos os serviços serão realizados no Brasil, com a substituição de peças importadas da Europa, contribuindo para o aumento do conteúdo local dos veículos.
A respeito destes contratos, Fernando de Rizzo, CEO da Tupy, afirma: “Ambos os projetos refletem a confiança das montadoras na excelência dos serviços oferecidos e nossa capacidade de agregar valor. Hoje, a Tupy é uma companhia singular no mercado, que reúne em um só fornecedor serviços de fundição, usinagem, montagem, validação técnica e atividades de engenharia associadas”.