Page 6 - Revista Fundição & Matérias-Primas
P. 6
NOTÍCIAS
Altona completa 95 anos
história da Electro Aço Outro diferencial da empresa é a laboradores e a comunidade. Nas
Altona remonta ao iní- primazia com relação à qualidade palavras de Cacídio Girardi, dire-
A cio do século XX, quan- dos seus produtos, ao ambiente de tor-presidente da Altona, “a sus-
do o alemão Paul Werner recebe trabalho e ao meio ambiente. Nes- tentabilidade é a força motriz para
a missão de instalar a primeira se sentido, desde 1994 a Altona in- a inovação, seja ela na melhoria de
central telefônica da cidade de veste em certificações, tendo sido processos, desenvolvimento de no-
Blumenau (SC), onde conhece o uma das primeiras fundições de vas tecnologias e, principalmente,
ferreiro Ersnt Auerbach. aço a conquistar a ISO 9001. Anos na cultura ocupacional”.
A Auerbach & Werner é funda- depois, recebe a re-certificação Hoje a Altona possui mais de mil
da em 1924, dedicando-se inicial- ISO 9001:2008. colaboradores, crescendo ano após
mente à fabricação de ano. O segredo: um
utensílios domésticos árduo trabalho co-
e agrícolas. Em 1933, o mercial para ampliar
aço é incorporado aos mercados e investir
processos da empresa, em novos segmen-
dando início à primeira tos, além de manter o
fundição de aço do Es- foco no futuro.
tado de Santa Catarina. Com vistas a isso, a
A Electro Aço Altona empresa já entrou
até hoje dedica-se à na era da Indústria
fundição e usinagem de 4.0, tendo por ob-
peças em aço e ligas es- Onde tudo começou. jetivo melhorar os
peciais, atendendo aos seus processos e sua
mercados automotivo produtividade, com
e de máquinas e equipamentos para Em 2006, conquista a ISO/TS mais segurança para os seus co-
construção e mineração, transporte 16949, um importante reconheci- laboradores.
pesado, geração de energia, naval, mento no fornecimento de peças Segundo Girardi, “a Indústria 4.0
off shore, petrolífero, químico e de dentro do mais alto nível de quali- não é mais o futuro, mas sim o pre-
dragagem. dade de processo, produto e cliente sente. E, as empresas que querem
para o setor automotivo. se manter no mercado, com com-
Na década de 1970, a empresa
transcende fronteiras e começa a É com essa visão empreendedora e petitividade, devem estar inseridas
exportar. Atualmente, os seus fun- inovadora, que a empresa completa nessa nova forma de produção”.
didos são embarcados para 25 paí- 95 anos pautados no crescimento Rumo aos 100 anos, a Altona ga-
ses da Europa, Ásia, África, Améri- sustentável e no respeito à tríade rante muitas novidades nos próxi-
ca do Norte e América Latina. de gerar riquezas, valorizar os co- mos cinco. g
6 FMP, JUNHO 2019