Page 4 - Revista Fundição & Matérias-Primas
P. 4
CARTA DO PRESIDENTE
Com a indústria em constante transformação, REVISTA FUNDIÇÃO & MATÉRIAS-PRIMAS
o futuro requer proatividade e reinvenção constante ISSN 2179007-8
rimeiramente, agradecemos a todos, visitan- Presidente ABIFA
tes e expositores, patrocinadores e traba- Afonso Gonzaga
Plhadores envolvidos na 18ª FENAF – Feira Diretor-executivo ABIFA
Latino-Americana de Fundição, cujos esforços e Roberto João de Deus
empenho foram fundamentais para o sucesso de Editora/Coordenação Geral
mais um evento. Maria Carolina Garcia (MTB 28.926)
Dentro de um clima de recuperação dos mercados e carol@abifa.org.br
alta expectativa com as reformas estruturais que po- Coordenação Técnica
derão destravar o desenvolvimento da nossa indús- Weber Büll Gutierres
tria, a FENAF transcorreu dentro de novos parâmetros da economia. O (wgutierres@abifa.org.br)
Augusto Koch Jr.
resultado foi além do esperado, com base nos depoimentos dos próprios Antonio Diogo Pinto
expositores, alguns relatados na matéria de cobertura da feira (pág. 19). Representantes
Já estamos discutindo o futuro, não apenas da feira, mas do setor de fun- São Paulo & Minas Gerais:
dição como um todo, considerando-se as transformações iminentes nos Oswaldo Christo
segmentos clientes, o que exigirá de nossas empresas atenção à evolução, Tel. (31) 3412-7031 / Cel. (31) 99975-7031
quer seja na tecnologia ou capacitação de seus gestores. Afinal, a produ- oswaldo.christo@abifa.org.br
tividade não está atrelada exclusivamente à máquina e seus operadores, Santa Catarina & Paraná:
mas também àqueles que conduzem todo o processo. Rangel Eisenhut
Não podemos olhar apenas para dentro de nossas empresas ou no má- Tel. (47) 3461-3340 / Cel. (47) 99181-7590
ximo para o nosso vizinho. O verdadeiro risco pode estar a milhares de rangel@abifa.org.br
quilômetros de nossas empresas. Rio Grande do Sul:
Não podemos nos conformar em atender a mesma carteira de clientes Grasiele Bendel
indefinidamente. Um dos expositores da FENAF, estreante na feira, es- Tel. (54) 3538-5177 / Cel. (54) 99664-2107
abifa-rs@abifa.org.br
tava lá justamente porque precisava expandir a sua carteira de clientes,
até então limitada a uma empresa. Terminou o evento com mais de dez Marketing: Yasmim Miranda Ding
potenciais clientes em mãos. Editoração eletrônica: Softmig
A diversificação de mercados atendidos também merece atenção. Em sua
apresentação no 9 BRICS International Foundry Forum, Fan Qi, vice-pre- Projeto gráfico e diagramação
th
Ana Paula Ribeiro | Perfil Editorial
sidente da CFA – China Foundry Association, destacou a pulverização dos
mercados atendidos pelas fundições chinesas como um de seus diferenciais, Impressão
Gráfica Grafilar
acrescentando: “Se um segmento vai mal, outro acaba compensando”.
Ademais, os seus clientes precisam da sua colaboração para melhorar o
seu produto final. Caso você não o faça, o seu concorrente poderá tomar
a sua iniciativa.
Portanto, veja com muita atenção a evolução dos mercados que sua em-
presa atende. Ela pode estar fornecendo para um cliente que está “mor-
rendo” por conta de produtos que estão sendo substituídos pela evolução
natural do negócio. FUNDIÇÃO & MATÉRIAS-PRIMAS é uma
Com certeza a ABIFA não é mera expectadora deste cenário em transfor- publicação mensal da ABIFA – Associação
mação. Esta preocupação faz parte e está sempre em discussão na entidade, Brasileira de Fundição.
que representa e defende os seus interesses, para que no futuro possamos Av. Paulista, 1.274, 20º andar
nos estabelecer como um grande fornecedor mundial de peças fundidas. 01310-925 – São Paulo – SP – Brasil
Tel. (11) 3549-3344
Afonso Gonzaga www.abifa.org.br
Presidente da ABIFA/SIFESP