Page 10 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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                            Greenbrier Maxion e AmstedMaxion


                                          comemoram 75 anos





                  riginárias  da  Fábrica  Na- Maxion e AmstedMaxion, formam  vagões e parceria tecnológica com a
                  cional  de  Vagões  (FNV),  a maior operação ferroviária inte- norte-americana  Greenbrier,  a  em-
         Oas  empresas  Greenbrier  grada na América do Sul, oferecen- presa fornece para todas as ferrovias
          Maxion e AmstedMaxion comemo- do aos seus clientes soluções com- e seus usuários no Brasil e no exterior,
          ram 75 anos de atividades em 2018.  pletas de produtos e serviços.    com penetração e atuação global.
          A sua história começou em 22 de
          outubro de 1943, quando o governo
          Getúlio Vargas decidiu criar a FNV –
          Fábrica Nacional de Vagões, com o
          intuito de fortalecer a indústria na-
          cional e ampliar a ferrovia no Brasil.
          Em 1990, a FNV foi adquirida pelo
          grupo  brasileiro  Iochpe,  que,  em
          1998, devido à crescente expansão
          de  suas  atividades,  dividiu  a  em-
          presa  em  duas  unidades  distintas:
          a  Maxion  –  Fundição  e  Equipa-
          mentos  Ferroviários,  voltada  para   Construção da Fábrica Nacional de Vagões, em Cruzeiro (SP).
          o setor ferroviário e fundição; e a
          Maxion Componentes Estruturais,   Greenbrier Maxion – Solução  Valendo-se  de  uma  engenharia
          que atua no segmento de autopeças   em vagões de carga, truques      avançada, produz vagões com pro-
          e implementos rodoviários.
                                            e serviços                         jetos customizados, de acordo com
          A  partir  de  uma  joint-venture  en-  Atenta  às  mudanças  e  ao  dina-  a carga a ser transportada e caracte-
          tre a brasileira Iochpe-Maxion e a   mismo do mercado ferroviário, a   rísticas de cada ferrovia.
          norte-americana  Amsted  Indus-   Greenbrier  Maxion  desenvolve  e  Os truques da Greenbrier Maxion
          tries Inc, em 2000 foi formada a   produz  todos  os  tipos  de  vagões   são produzidos por meio de par-
          Amsted Maxion.
                                            de  carga,  por  meio  de  linhas  de   ceria  com  a  Amsted  Rail,  com
          Em  2017,  a  norte-americana  The  montagem simultâneas, com pro-   inovações e tecnologia de ponta,
          Greenbrier  Companies,  fabricante  cessos robotizados e de precisão.   para garantir o melhor desempe-
          de  vagões,  torna-se  acionista  das  Com  tecnologia  diferenciada,  os   nho  dinâmico  e  menor  risco  de
          unidades  ferroviárias  da  compa-  vagões  possuem  tara  reduzida  e   descarrilamento.
          nhia e majoritária da unidade de va-  maior  capacidade  de  carga,  além   Entre  as  principais  inovações  da
          gões em Hortolândia, que passa a  de carga e descarga automatizadas   empresa,  o  destaque  é  o  truque
          ter o nome de Greenbrier Maxion.  e fácil manutenção.                Motion  Control ,  com  projeto
                                                                                               ®
          Hoje, as duas empresas, Greenbrier  Com capacidade instalada de 10 mil  funcional  para  carga  de  amorte-


          10      FMP, OUTUBRO 2018
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