A 19ª edição do Encontro dos Fundidores do Paraná, composto por evento técnico e confraternização, ocorre dias 7 e 8 de julho, respectivamente, na Chácara Minatti, em Campina Grande do Sul (PR).
O objetivo do evento é integrar os empresários de fundição, levando oportunidades e soluções que agreguem valor aos seus negócios, junto a parceiros fornecedores e prestadores de serviços.
Evento Técnico
A programação do primeiro dia do Encontro foi composta pelas palestras abaixo descritas.
Tenbloc® – Inoculação no molde / Elkem
No 19º Encontro dos Fundidores do Paraná, a Elkem apresentou o Tenbloc®, um inserto que proporciona um método de inoculação preciso, eficiente, confiável e econômico. Possui peso e forma consistentes, com uma gama de composições e tamanhos disponíveis para atender a necessidades específicas.
“Tecnologia comprovada usada em todo o mundo como inoculante eficaz por mais de 30 anos, pode ser usado em conjunto com nodularizantes Elkem e outros inoculantes Elkem”.
Renovando com o uso da tecnologia correta / Inductotherm Group
A Inductotherm apresentou dois Cases de sucesso com a utilização de tecnologias atuais na recuperação de sistemas de fusão. Esse procedimento possibilita expandir a vida útil dos sistemas por tempo indeterminado, com confiabilidade muito maior.
No primeiro Case, após aplicado em um sistema no cliente em questão, o processo foi repetido em mais cinco sistemas na mesma empresa. “No momento estamos chegando a quase 30 sistemas modificados com absoluto sucesso”.
No segundo Case, foi apresentada a instalação de sistemas de segunda mão com a utilização de engenharia, para proporcionar o melhor benefício e segurança operacional. Neste Case, o cliente comprou, atualizou, reformou e conseguiu excelentes resultados, gastando 60% do que custaria um sistema novo.
https://inductothermgroup.com.br/
Análise térmica de solidificação: Da teoria à prática, com foco na redução de custos dos ferros fundidos / Italterm
Monitorar e controlar o potencial de nucleação dos ferros fundidos grafíticos por meio da análise térmica de solidificação são práticas inteligentes, que ao longo dos últimos anos vem se tornando comum nas fundições. Por meio da adequada utilização do Carbomax Delta, no qual são geradas valiosas informações sobre o comportamento físico do metal líquido, torna-se possível agir preventivamente durante a elaboração dos ferros fundidos, obtendo-se benefícios como: eliminação de rechupes e carbonetos nos fundidos; otimização de agentes nucleantes e cargas metálicas; aumento do rendimento metálico e, consequentemente, da produtividade; diminuição do lead time de produção e redução do consumo energético durante a fusão.
Em sua apresentação, a Italterm demonstrou as principais abordagens teóricas e práticas da metalurgia física dos ferros fundidos, com ênfase principalmente na nucleação e crescimento das grafitas. Também foram abordadas as principais tomadas de decisões práticas de acordo com o comportamento físico do metal mostrado pelas curvas de análises térmicas, além de um Case no qual obteve-se redução do custo de fabricação de uma determinada classe de ferro fundido nodular.
No Carbomax Delta, todas as informações sobre as curvas e resultados são apresentadas em uma tela LED, com resistência às adversidades da fundição. Ele possui quatro canais de entrada, em medições simultâneas.
Para as análises do comportamento físico, o modo MicroEstrutura apresenta resultados de %CE, Temperatura do Super-resfriamento Eutético (TSE), Temperatura de Recalescência do Eutético (TRE) e Temperatura final de Solidificação (TF). No modo Carbono, são mostrados os resultados de %CE, %C e %Si.
Sistema autônomo de carregamento do forno e transferência de metal / Küttner do Brasil
A novidade apresentada pela empresa diz respeito à possibilidade do emprego de equipamentos autônomos na fundição. No caso, sistemas de carregamento de fornos (via ponte rolante com canguru e eletroímã) e transferência de metal líquido para a linha de vazamento, com gerenciamento via software com lógica embutida.
Entre os benefícios de sistemas autônomos dessa natureza, destacam-se: redução da presença de operadores, maior segurança, melhor assertividade (de peso, dosagem, análise química etc.), consequente aumento da produtividade e redução de custos, além de melhoria da qualidade do produto final e capacidade de monitoramento remoto.
Misturador autônomo para moldagem no-bake / KNBS – Küttner No-bake Solutions
O misturador autônomo KNBS foi concebido para trabalhar de maneira autônoma, ou seja, sem a intervenção de um operador. A partir de um QR Code localizado no ferramental de moldagem, todos os movimentos, ajustes de resinas, tempos de enchimento e vibração são automaticamente processados a partir de um leitor óptico posicionado em um ponto anterior ao da moldagem do misturador.
O misturador autônomo tem a vantagem de trabalhar com precisão e repetibilidade de processo, gerar economia de insumos, garantir o ritmo de produção dos moldes e segurança, uma vez que o operador não fica exposto a riscos mecânicos e químicos.
http://www.kuttner-nbs.com.br/
Case de sucesso – Moldagem cold-box/ MSP Equipamentos Eletromecânicos
O Grupo MSP, que completa 30 anos em junho, apresentou um case relativo à implantação de seu sistema cold-box na Fundição Nacional.
Antes disso, a empresa operava com moldagem cold-box em gasadoras manuais e moldagem manual em areia verde, o que demandava muitos operadores e grande área de produção, além do baixo rendimento metálico, moldes maiores e mais pesados.
Com a implantação da sopradora MSP, a fundição obteve os seguintes resultados:
- Moldagem dupla face: Redução de 30% peso do molde
- Relação areia metal: Tampa e fundo 2:1 / dupla face 1,4:1
- Compactação homogênea: Melhor resistência mecânica a frio
- Economia de resinas: Eficiência do misturador / compactação sopro
- Gasadoras (0,55% cada parte) / sopradora (0,45% cada parte) > 20%
- Consumo de TEA: 0,8 g/kg areia moldada
- Em uma área de 300m² em cold box, fusão de 30 t/dia
- Em uma área de 625m² em areia verde, fusão de 7 t/dia
- Moldagem manual areia verde: 6 moldes/h
- A moldagem automática cold box chega a 100 moldes/h
- Canais (areia verde 25%/cold box 12%)
- Melhor acabamento
- Qualidade da areia regenerada (r93%/n7%), baixa relação areia metal
Rendimento da liga FeSiMg / Rotavi
O estudo de caso apresentado pela empresa foi desenvolvido em 2022, em uma empresa dos Estados Unidos.
Localizada no Estado de MG, a Rotavi é uma 100% brasileira, que desde 1972 produz ligas de FeSiMg e inoculantes. “Nosso carvão é fornecido por nossas fazendas de eucalipto”. Atualmente, a sua produção é 40% destinada ao mercado externo, principalmente México, EUA e Europa.
Análise de conjuntura e perspectiva do futuro / Sicredi
Trata-se de uma instituição financeira cooperativa, sendo uma alternativa ao mercado financeiro tradicional. Possui mais de 300 soluções financeiras aos seus associados. “Somos mais de 6,5 milhões de associados e estamos presentes em todo o Brasil com mais de 2,5 mil agências, distribuídas em mais de 100 cooperativas. Temos mais de 40 mil colaboradores”.
- Produtos de investimentos – https://www.sicredi.com.br/site/investimentos/
- Linhas de crédito – https://www.sicredi.com.br/site/credito/para-voce/
Com relação às projeções da economia, os números fornecidos foram:
- ? 2023 – Selic: em 12%; PIB:2,4%; IPCA: 5%; Câmbio: R$ 5,15
- 2024 – Selic: 9,5%; PIB:1,20%; IPCA: 4%; Câmbio: R$ 5,30
https://www.sicredi.com.br/home/
Sinto FCMX – Moldagem horizontal sem caixas, em alta velocidade ? Sinto Brasil
A moldagem horizontal apresenta vantagens em relação à vertical, tais como um melhor rendimento metalúrgico, flexibilidade no projeto do sistema de vazamento, facilidade para a colocação de machos, possibilidade do uso de jaquetas e flexibilidade na linha de resfriamento de moldes.
No 19º Encontro dos Fundidores do Paraná, a Sinto Brasil apresentou, além de mais detalhes sobre uma nova máquina de quatro estações, um estudo de caso comparativo relativo à substituição de máquinas FBO por uma FCMX.
Trata-se de máquinas presentes no mercado brasileiro há muitos anos, com qualidade comprovada, as quais estão prontas para serem inseridas no ambiente da Indústria 4.0, com soluções de IoT promovidas pelo grupo Sinto, por meio da Sinto Smart Foundry®.
O sistema de aeração, uma tecnologia desenvolvida pela Sinto, fluidiza a areia durante a alimentação, de maneira que as caixas de moldagem são preenchias completa e uniformemente, possibilitando a utilização de modelos mais complexos e moldes que requerem excelentes propriedades mecânicas. Além disso, o consumo de ar é reduzido em até 70% em relação às máquinas que utilizam sopro, e o ruído durante o funcionamento é bastante contido.
As máquinas FCMX possuem sistema de controle da compressão. Os moldes superior e inferior são compactados simultaneamente, obtendo-se grande estabilidade e controle, assim como uniformidade em sua resistência, evitando-se distorções.
A relação areia X metal pode ser modificada eletronicamente, dependendo da geometria do fundido, por meio da regulagem automática da altura do molde. Além disso, o sistema de moldagem é em câmara fechada, evitando-se a perda de areia e, dessa forma, dispensando a realização de escavações sob a máquina.
“As máquinas FCMX são excelentes opções para aquelas empresas que desejam velocidade e estabilidade na moldagem, além da tecnologia japonesa”.
SOBRE OS APOIADORES DO 19º ENCONTRO DOS FUNDIDORES DO PARANÁ
ABIFA – Associação Brasileira de Fundição
Tradicional apoiadora do evento, em sua palestra a ABIFA destacou a atuação da entidade em prol da indústria brasileira de fundição, em frentes comercial compras/vendas, técnica, institucional e trabalhista.
A entidade também é a responsável pela organização da FENAF – Feira Latino-Americana de Fundição ( http://www.fenaf.com.br/), que em 2024 completa 20 edições. O evento ainda compreende o CONAF – Congresso ABIFA de Fundição (http://www.fenaf.com.br/conaf-2024/), cujo tema central será: Sustentabilidade – O pilar que sustentará o futuro das fundições.
A ABIFA ainda aproveitou a oportunidade para divulgar os números do setor no acumulado do ano, os quais podem ser conferidos em: https://www.abifa.org.br/fundicao-registra-melhora-em-maio-atribuida-ao-aquecimento-do-setor-automotivo/
Outro assunto abordado foi o estande coletivo da ABIFA na Metalurgia 2023, que terá 140 m², reunindo 12 empresas expositoras, além da própria entidade. Ainda existem espaços para empresas interessadas. A feira acontece dias 19 e 22 de setembro, em Joinville (SC). Para informações adicionais, contate: Rangel Carlos Eisenhut, gerente regional ABIFA PR/SC, Tel. (+55 47) 9 9181-7590 / rangel@abifa.org.br
O 19º Encontro dos Fundidores do Paraná também contou com o apoio das seguintes empresas:
- ALJU – http://www.aljumetalblasting.com/
- BSW – https://bsw.com.br/
- Coradin – https://www.ferrovelhocoradin.com.br/
- Eco Sand – https://www.ecosand.com.br/
- Eldorado Máquinas – https://www.eldoradomaquinas.com.br/
- Euromac América Latina – https://www.euromac-srl.it/pt-br/euromac-america-latina/
- Ferramq – https://ferramaq.net/
- FMF – https://www.fmfrepresentacoes.com.br/
- Foseco – https://www.vesuvius.com/en/our-solutions/pt-br/foundry.html
- Fundição Tiger – https://fundicaotiger.com.br/
- FZ Prime – fzprime@fzprime.com
- Guaíra Transportes – https://trguaira.com.br/
- Hard – https://www.hard.com.br/
- IBAR – https://ibar.com.br/
- Magma – https://www.magmasoft.com.br/pt/solucoes/magmasoft/
- Marbow Resinas – https://www.marbowresinas.com.br/
- Mianos – https://www.mianos.com.br/
- Origetec – https://www.origetec.com.br/
- Riber Sid – https://www.ribersid.com.br/
- Rossil – https://www.rossil.com.br/
- Semafe – https://semafe.com.br/
- Servtherm – https://servtherm.com.br/
- Siderúrgica Alterosa – http://www.grupoalterosa.ind.br/alterosa.php
- STM Representação Técnica Metalúrgica – https://www.heraeus.com/en/group/home/home.html / accoppola@uol.com.br
- Tecnobriq – https://www.tecnobriq.com/?gclid=Cj0KCQjw756lBhDMARIsAEI0AglYNZ1lFrmvnsgLDjQEDmzqMlur8rzsKLTxpMNITNluL7kVzKYXJa4aAtNiEALw_wcB
- Tecnova – https://www.tecnova.ind.br/
- Vigus – http://vigus.com.br/
A 19ª edição do Encontro dos Fundidores do Paraná foi organizada pelas empresas:
- ABIFA – https://www.abifa.org.br/
- Dr Fundição – https://www.doutorfundicao.com/
- Hübner Grupo – https://hubner.com.br/
- Metalúrgica Voigt – http://www.metalurgicavoigt.com.br/
- Minatti Fundição Técnica – https://minattifundicao.com.br/
- Semafe Manutenção Industrial – https://semafe.com.br/
- Sipen – joao@sipenee.com.br
- SMA Indústria – https://smaindustria.com.br/
- Tecnitri Consultoria Empresarial – https://www.tecnitri.com.br/
- Usinatti Industrial – https://www.instagram.com/usinatti/