Em 27 de outubro, a ABIFA reuniu profissionais do setor para a sua Reunião Plenária itinerante, realizada em Joinville (SC).
O evento compreendeu palestras de cunho técnico e econômico, além da divulgação dos números da indústria brasileira de fundição, que no acumulado do ano, de janeiro a setembro, registra alta de +10,4%.
PALESTRAS
Euromac – Macharia cold-box de alta performance e tecnologia
Quais os problemas/dificuldades que a maior parte das fundições tem com relação à qualidade dos machos produzidos em sopradoras?
Segundo apresentado, estes problemas ocorrem devido a uma série de fatores, como: Qualidade da areia misturada, falta de eficiência do sistema de sopro, deficiências nos ferramentais utilizados, tanto para machos como para moldes, variações no sistema de gasagem e falta de precisão nos movimentos das sopradoras utilizadas.
A partir da análise detalhada de cada um destes parâmetros, a Euromac apresentou os diferenciais tecnológicos que utiliza em sua linha de equipamentos, evidenciando os ganhos de produtividade e qualidade obtidos, a exemplo de machos e moldes com alta compactação e resistência acima das especificações.
Sinto Brasil – Linhas EFA/ZFA de moldagem horizontal com caixas HWS e sistema Sinto Seiatsu®
Nesta apresentação, a Sinto Brasil discorreu sobre a alemã HWS, empresa do grupo Sintokogio.
As linhas de moldagem HWS com caixas utilizam o sistema de fluxo de ar Seiatsu, que permite uma moldagem precisa, excelente aproveitamento do espaço, alto grau de densidade e compactação e a fabricação de moldes complexos, segundo apresentado pela Sinto Brasil.
O sistema funciona com fluxo de ar em dois estágios e prensagem de compactação subsequente, por meio de uma prensa multipistões de circuito hidráulico ativo.
As máquinas dispõem de um sistema especial de travamento mecânico da mesa elevadora, que garante estabilidade e rigidez estrutural durante a operação de moldagem.
Além disso, é possível uma distribuição de areia customizada, por meio do ajuste automático das abas do obturador. Uma tecnologia especial de pulverização de desmoldantes promove uma economia de até 50%.
MSP – Estabilidade e controle das variáveis de processo
Fabricante de equipamentos para fundição, a empresa abordou as variáveis do processo e como controlá-las, visando à qualidade do produto final e redução de desperdícios por meio das soluções de seu portifólio.
Na categoria moldagem cura fria, as variáveis destacadas a serem consideradas foram a temperatura da areia, temperatura ambiente, vazão de areia, vazão de resina e catalisador e qualidade da areia (teor de finos, PPC, granulometria, ph). Nesse sentido, as soluções apresentadas foram um sistema de monitoramento do fluxo de resina e catalisador e um sistema de monitoramento e controle de vazão de resina e catalisador.
Com estes sistemas, a fundição ganha com a estabilidade das variáveis de processo, maior confiabilidade do processo, informações das variáveis de processo (consumo de areia, resina e catalisador), redução do tempo de duração das intervenções, redução de custos, menor intervenção humana no processo e mais informações do processo e suas correlações.
Winoa – A importância da correta manutenção do equipamento de jato
O tema desta palestra foi o lançando do WCare Solutions, um pacote de consultoria e serviços direcionados exclusivamente para o processo de cada cliente Winoa.
“Existem situações e condições diferenciadas nas fundições; entendemos que não basta um produto (granalha) ser diferenciado, com melhores propriedades mecânicas, se não houver uma correta aplicação e/ou condições ideais de trabalho, seja pela condição particular de cada peça, ou pela condição em que a máquina de jato trabalha”.
Tendo isso em mente, a Winoa propõe um estudo do processo, indicando a melhor forma de redução de custos por meio de programas WA Cost, por exemplo. A empresa ainda realiza treinamentos com seus colaboradores, visando a melhores práticas no uso das máquinas, ajustes básicos das turbinas, sistema de exaustão, aproveitamento da granalha, formação e manutenção do mix operativo. Relatórios técnicos confeccionados a cada visita indicam ainda os principais pontos a serem tratados e corrigidos.
Inductotherm – Sistemas de fusão: Como garantir a máxima disponibilidade em seu equipamento
Nesta apresentação, a Inductotherm abordou temas como a importância da definição do equipamento, problemas advindos de escolhas incorretas e sistemas para garantia da estabilidade do equipamento e do processo.
Saffran – Qualidade no fornecimento de refratários
Este foi o tema da apresentação da Saffran, cuja capacidade de produção de refratários não moldados e conformados é de 25 mil t e 10 mil t anuais, respectivamente.
Em seu portfólio de produtos não moldados destacam-se argamassas, massas plásticas e de socar, além de concretos refratários. Essa linha pertence às classes sílico aluminosas/aluminosas (40% a 95%, inclusive mutilizados).
Já na linha de produtos moldados (ou conformados), a empresa oferece blocos queimadores e para câmaras de combustão, cones e âncoras refratárias, entre outros. Trata-se de produtos pertencentes às classes sílico-aluminosas, aluminosas (40% a 95%, inclusive mulitizados), grafitados, de alumina carbeto carbono e antiácidos, com diferentes tipos de conformação (prensagem, extrusão e vibração), de acordo com a aplicação do produto.
A Saffran Refratários possui plantas em Betim e Itaúna (MG).
SENAI/SC- MBI em Fundição 4.0
O curso “MBI em Fundição 4.0” foi criado pela Tupy e o Senai/SC. O objetivo é capacitar os colaboradores da empresa, mostrando quais são os pilares da Indústria 4.0 e as novas competências requeridas.
Com duração prevista de 360 h, o curso é dividido em quatro módulos:
- Módulo I: Estratégia, planejamento e liderança para Indústria 4.0
- Módulo II: Fábricas inteligentes
- Módulo III: Modelos de negócio e produtos inteligentes
- Módulo IV: Com as ferramentas digitais e a capacitação específica para área de fundição adequada à realidade da empresa, será possível extrair informações para melhorar a tomada de decisões, em todas as etapas da produção.
Para finalizar o curso, os alunos desenvolverão projetos para solucionar desafios reais da Tupy, utilizando todos os conhecimentos, habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso.
Segundo Marco Aurélio Prass Goetten, gerente executivo SESI SENAI IEL Regional Norte-nordeste, em 2023 o curso MBI em Fundição 4.0 será disponibilizado a profissionais de outras empresas. Os interessados devem manifestar a intenção de participação em: marco.goetten@sesisc.org.br.
SENAI/SC – Cursos técnicos de Metalurgia e Fundição
Profissionais do Estado de SC ainda tem à disposição Cursos Técnicos em Metalurgia e Fundição oferecidos pelo SENAI SC. Para 2023, estão abertas inscrições para o CT Fundição, nas opções matutino e noturno, com início das aulas em março. Confira as informações em: https://cursos.sesisenai.org.br/detalhes/tecnico-em-fundicao/30437
Os cursos são ministrados no Centro de Formação na área da Metalurgia e Fundição do SENAI, equipado com modernos laboratórios de metalografia, ensaios mecânicos, CAD/Simulação Magma, manufatura e CNC. Também está em andamento a instalação de laboratórios de tratamento térmico, moldagem (areia verde e cold-box) e fusão, com previsão de início das operações no primeiro semestre de 2023.
ANFAVEA – Mercado automotivo, evolução e expectativas
Apesar dos problemas associados à falta de semicondutores em todo o mundo, no terceiro trimestre do ano a indústria automotiva brasileira teve o seu melhor desempenho em 2022, com a produção de 665 mil unidades, contra 496 mil no 1T22 e 596 mil no 2T22.
As vendas do setor também têm crescido a cada semestre: 406 mil unidades no 1T22, 512 mil no 2T22 e 585 mil no 3T22.
As exportações igualmente seguem uma curva ascendente, tendo apresentado crescimento de 31% em relação a 2021 no acumulado dos três trimestres.
Uma nova estatística elaborada pela ANFAVEA diz respeito aos emplacamentos de unidades equipadas com novas tecnologias de propulsão. Segundo apresentado, em 2022 foram emplacados 34,2 mil automóveis comerciais leves elétricos e híbridos, contra 21,4 mil em 2021; 11,2 mil em 2020; 4,2 mil em 2019; 2,5 mil em 2018 e 2,1 mil em 2017. No caso de caminhões e ônibus elétricos e gás, temos 813 mil unidades emplacadas em 2022, contra 119 mil em 2021.
As previsões do setor para 2022 são apresentadas na ilustração.
Produttare – Metodologia para um sistema de produção próprio
Esta palestra abordou a importância de se adotar Sistemas de Produção adaptados ao modelo de cada negócio.
Segundo mostrado, os Sistemas de Produção são construídos com o objetivo de suportar e apoiar de forma efetiva o funcionamento dos sistemas de manufatura. Cada empresa tem suas peculiaridades, sejam elas derivadas de seu setor de atuação, posicionamento estratégico, ou história organizacional e tecnológica, de modo que cada uma demanda uma arquitetura específica.
Um Sistema de Produção robusto deve ser a estrutura principal da organização empresarial no que diz respeito à sua operação, orientando todos os esforços em direção a uma trajetória sustentável a médio e longo prazo.
Para informações adicionais da atuação da Produttare, acesse o e-book “Construindo um Sistema de Produção para a Sua Empresa”: https://eventos.produttare.com.br/ebook-sistemas-de-producao
Manchester Investimentos – Cenário econômico
Atuante no segmento de assessoria profissional para gestão do patrimônio e perpetuação da riqueza, a empresa apresentou números e índices referentes ao cenário econômico e político mundial.
- O cenário mundial tem piorado, no que diz respeito tanto aos dados recentes, quanto expectativas
- A inflação alta e persistente provocou o início de ciclos de aperto monetário nos Estados Unidos e Europa
- O prolongamento do conflito na Ucrânia e suas consequências econômicas também é preocupante
- Na China, importante parceira do Brasil, os lockdowns levaram a uma queda significativa da produção, o que afetou o mundo todo (vide a falta de semicondutores que tanto afeta a indústria nacional). Com o fim das restrições, o consumo chinês voltou fortemente, o que levou a um processo inflacionário no país.
- Taiwan, importante fabricante de componentes eletrônicos, vive em constante ameaça territorial por parte da China.
- A desaceleração externa deverá afetar negativamente o Brasil, mas a situação do país é diferente da observada na maioria dos países desenvolvidos e em muitos emergentes.
- O PIB brasileiro foi revisado (para cima) sete vezes em 2022, devendo encerrar o ano acima dos 3%.
- Pela óptica da produção, o crescimento brasileiro em 2022 deve ser liderado pelos setores Serviços (3,9%) e Indústria (1,7%), ao passo que a Agropecuária deve apresentar recuo (-1,7%) por conta de dados aquém do esperado e revisões de safras.
- Pela óptica da despesa, o consumo das famílias deve encerrar 2022 com aumento de 3,7%, as exportações 2,5% e o consumo do governo 1%, enquanto o investimento e importações devem registrar relativa estabilidade (variações de 0,1% e 0,2%).
A próxima Reunião Plenária da entidade acontece em Cláudio (MG), dia 25 de novembro, quando também será realizado o 17º Encontro do Fundidor Mineiro.