A Romi S.A. registrou receita operacional líquida consolidada de R$ 536,2 milhões no 4T22, o que equivale a um crescimento de +21,1% em relação ao 4T21. O desempenho, de acordo com a empresa, é reflexo da “significativa entrada de pedidos observada nos últimos trimestres nas Unidades Máquinas Romi e Fundidos e Usinados.
Unidade de Máquinas Romi
A sua receita operacional líquida no 4T22 apresentou crescimento de +30,6% em relação ao 4T21, o que, “aliada ao controle efetivo das despesas operacionais, resultou em um crescimento de +42,7% no lucro operacional ajustado, nesse mesmo período de comparação”.
Unidade de Fundidos e Usinados
No mesmo período (4T22), essa unidade obteve crescimento de +40,3% em sua receita operacional líquida, em relação ao 4T21, com a continuidade nas entregas das peças de grande porte e retomada dos demais segmentos.
A margem operacional apresentou crescimento de +14,7 p.p.; reflexo do maior volume de produção e da evolução na eficiência operacional.
Unidade Burkhardt+Weber
A sua carteira de pedidos no 4T22 alcançou R$ 191,7 milhões; crescimento de +78,2% em relação ao 4T21. Em euros, ficou em € 34,4 milhões; crescimento de +82,0% em relação ao mesmo período de comparação, “demonstrando a recuperação das operações e das perspectivas futuras”, de acordo com a companhia.
A respeito do desempenho da empresa em 2022, Luiz Cassiano R. Rosolen, diretor-presidente, afirma: “Grande parte do ano de 2022 continuou indicando um ambiente favorável à realização de investimentos, conforme podemos notar nos índices de confiança do empresário e na utilização da capacidade instalada. Essa recuperação no volume de negócios pode ser notada em todas as unidades, tanto nos negócios para o mercado doméstico, quanto nas exportações e mais recentemente na Unidade de Negócio Burkhardt+Weber. A companhia, tendo canais consolidados no mercado externo, assim como novas soluções, tais como a locação de máquinas e o suporte financeiro aos seus clientes na aquisição de equipamentos, tem fortalecido esses negócios com o objetivo de continuar dando suporte aos seus clientes com excelência, além de atingir volumes relevantes de vendas e, consequentemente, de operação”.