Em 27 de abril, a ABIFA reuniu profissionais do setor em Londrina (PR), por ocasião da sua Reunião Plenária mensal.
Realizada na sede do Sindimetal Norte, o evento compreendeu a divulgação do balanço do setor referente ao primeiro trimestre de 2023, além de Seminário Técnico.
Índices do setor
Confira o balanço completo do desempenho da indústria brasileira de fundição no 1T23 em: https://www.abifa.org.br/fundicao-setor-tem-melhora-em-marco-mas-comparativo-interanual-aponta-queda-de-138-no-1t/
Seminário técnico
Materiais refratários para fornos a indução / Schulz
O objetivo principal da empresa foi apresentar o ciclo dos materiais refratários dentro da organização; como são aplicados os controles e desenvolvimentos internos. Outros principais pontos abordados foram:
- Configuração da plataforma de fusão da Schulz, com destaque para os pontos mais críticos, matérias-primas, carregamento dos fornos e vazamento automático das panelas vazadoras.
- Melhor forma de elaborar a confecção do revestimento refratário dos fornos a indução e qual tipo de sinterização é mais indica para aumentar a eficiência dos fornos.
- Como acompanhar e registrar dados sobre campanhas de cadinhos, contemplando indicadores de performances e desempenhos consumo específico.
- Cuidados com a utilização de sucatas zincadas em fornos a indução e como realizar um post mortem com eficiência e inspeção no final da vida útil do cadinho.
- Boas práticas de confecção, manutenção e medição dos fornos a indução.
A Importância da saúde financeira da empresa no acesso ao crédito / Tecnitri
- A saúde financeira da empresa é um dos principais fatores que influenciam a sua capacidade de obter crédito no mercado. Ela é a condição que reflete a sua capacidade de gerar lucros, honrar seus compromissos financeiros e manter o equilíbrio entre receitas e despesas.
- A taxa de juros aplicada no crédito está diretamente relacionada à saúde financeira, ou melhor, analisa o risco que a empresa apresenta para honrar com seus compromissos.
- A concessão de crédito passa por um rigoroso processo de análise de documentos e indicadores de resultados, que muitas das vezes define a taxa de juros aplicada ou o deferimento/indeferimento, se estiver pleiteando uma linha de crédito específica.
- Há muitas linhas de crédito com taxas atrativas, com linhas específicas, mas para isso é preciso se adequar às suas exigências. É importante que a empresa busque no mercado um profissional, como assessor, com capacidade e expertise para “desenhar” o projeto e adequar a documentação, direcionando o projeto para uma linha específica. Com isso, aumenta em muito o sucesso na liberação do crédito.
Eficiência em moldagem e macharia / Euromac América Latina
Quais os pontos fundamentais para a obtenção de machos e moldes de alta qualidade e resistência, visando a eliminar retrabalhos e variações na produção, tanto para areia verde como para cold-box? Esta eficiência está diretamente ligada a diferenciais técnicos, que os equipamentos utilizados oferecem.
Através de experiências / cases de clientes, a empresa abordou os pontos chave para a obtenção de machos e moldes que atendem às mais rigorosas normas e necessidades das fundições.
Entre os pontos apresentados, foram analisados fatores que impactam diretamente no resultado da produção, seja ela em cold-box ou areia verde, como: Qualidade da areia misturada, sistema de sopro, ferramentais (independente do material utilizado nos mesmos), compactação, gasagem e precisão de funcionamento.
Por meio da análise detalhada de cada um destes parâmetros, a Euromac discorreu sobre os diferenciais tecnológicos que utiliza em sua linha de equipamentos, os quais proporcionam ganhos significativos de produtividade, qualidade e, consequente, redução de custos.
Areia descartada de fundição / Nova Era Soluções Ambientais
O tema principal da palestra foi o desenvolvimento e elaboração da lei para utilização da ADF no Estado do Paraná.
Em 2 de maio de 2022, o governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a Lei nº 21.023/2022, de autoria da deputada estadual Maria Victória, que autoriza a utilização da areia descartada de fundição em outros setores e produtos.
- As areias enquadradas na Lei dizem respeito àquelas provenientes do processo de fabricação de peças fundidas, como:
- Areia de macharia
- Areia de moldagem, conhecida também como “areia a verde” ou preta
- Despoeiramento (pó de exaustão do sistema de moldagem)
- Areia de varrição
- Outras areias que sejam classificadas conforme a ABNT NBR 10004 como classe II – Não perigoso, livre de mistura como qualquer outro resíduo ou material estranho ao processo que altere suas características
Possibilidades de uso:
- Produção de concreto asfáltico
- Fabricação de artefatos de concreto
- Em base, sub-base e reforço de subleito para execução de estradas, rodovias e vias urbanas
- Cobertura diária em aterros sanitários e industriais
- Fabricação de telhas, tijolos e outros artigos de barro cozido, para a fabricação de artigos em cerâmica
- Assentamento de tubulações e de artefatos para pavimentação
Outros usos da ADF, além dos previstos acima, dependerão de autorização do órgão ambiental competente.
Para informações adicionais, acesse: https://www.abifa.org.br/parana-aprova-lei-que-permite-reuso-da-adf/
Panorama do cenário econômico atual e as perspectivas para o futuro / APX/BTG
Ao analisar indicadores da macroeconomia, temos que o Brasil vive um momento de transição do ciclo econômico. Até então, vivíamos um momento de contenção da inflação, com aumento dos juros. Agora temos sinais preliminares de que a inflação está começando a ficar controlada, de modo que é preciso analisar e entender quando essa taxa de juros tende a cair tanto aqui no Brasil quanto no exterior.
A taxa de juros é o principal ponto para entender a atratividade de investimento do país, custo do capital etc.
Ao final do evento, Paulo Santana, que deixa o cargo de diretor regional da ABIFA PR/SC, o qual desempenhou por cinco anos, foi homenageado por Cacídio Girardi, presidente.