ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • SIFESP
    • Associadas SIFESP
    • Diretoria SIFESP
    • Conveção Coletiva
      • Acesso para Associados
      • Não associado – SIFESP
    • Emissão de boletos SIFESP
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
8 de maio de 2023

Robótica e carros eletrificados já são realidade – O mundo está mudando e a fundição precisa acompanhar

Robótica e carros eletrificados já são realidade – O mundo está mudando e a fundição precisa acompanhar
8 de maio de 2023

A questão do impacto da robótica no mercado de trabalho é complexa e tem gerado muita discussão nos últimos anos. De um lado, os avanços tecnológicos têm levado à automação de diversas tarefas antes executadas por seres humanos, o que pode levar a uma redução na demanda por trabalho em algumas áreas, mas também aumenta sobremaneira a produtividade das fundições e, por conseguinte, a sua competitividade. É uma via sem volta!

Por outro lado, a automação também cria oportunidades de trabalho em áreas relacionadas à manutenção, programação e operação de robôs e sistemas automatizados, de modo que voltamos ao ponto que tanto temos discutido: É fundamental investir na qualificação da mão de obra para evitar o desemprego em massa, tendo em vista que muitas tarefas serão inevitavelmente substituídas. Na verdade, já estão sendo.

Na fundição, atividades como a modelação, moldagem, macharia, rebarbação e movimentação de materiais estão sendo rapidamente automatizadas. Em fevereiro, a produtividade do setor estava em 43,0 t/h.a.

Assim, é urgente a criação de políticas públicas e iniciativas privadas para a garantia da segurança financeira e capacitação dos profissionais afetados pelas mudanças tecnológicas no mercado de trabalho.

Outra questão que deve ser discutida é o impacto dos carros elétricos na cadeia produtiva da fundição. Hoje os veículos contam com mais de 2 mil partes móveis. Nos 100% elétricos, esse número cai para 18!

No Brasil, dependendo do cenário, veículos leves eletrificados deverão responder por 12% a 22% do mix de vendas em 2030, e de 32% a 62% em 2035. Os motores a combustão continuarão sendo maioria nos próximos 15 anos, mas é preciso antever o cenário que inevitavelmente se concretizará.

Pensando nisso, em abril a ABIFA e Rhodia Solvay promoveram um encontro na entidade, que abordou justamente as tendências do mercado destes veículos em nível mundial e os impactos que terão na cadeia de fundição, cuja produção é 44,3% direcionada à indústria automotiva. Os highlights das palestras ministradas estão na página *.

O mundo está em constante mudança. Nas últimas décadas, em ritmo bastante acelerado. E a fundição precisa acompanhar.

Cacídio Girardi, Presidente da ABIFA

Artigo anteriorInscreva-se! ABIFA RS e Randoncorp – Grupo Randon promovem curso presencial em 17 de junhoPróximo artigo ABIFA é presença confirmada na GIFA 2023

Posts recentes

Luto na fundição – Pedro Cruz30 de abril de 2025
Romi S.A. registra altas no 1T, com destaque para unidades de máquinas22 de abril de 2025
RHI Magnesita expande práticas sustentáveis e fortalece gestão hídrica17 de abril de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • CONAF
  • Cursos
  • Eventos
  • FENAF
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

2022 ABIFA ABIFER faturamento Frete Info investimentos Notícias Popular Stihl Transporte Vale-pedágio WordPress