A Teksid, divisão de Manufatura da Stellantis para a produção de peças fundidas em alumínio, criou o programa Formatek, de formação técnica para os seus profissionais. De acordo com a empresa, o programa surgiu como resposta à demanda por maior qualificação da mão de obra.
A iniciativa, que é realizada em parceria com o Senai, oferece 40 vagas para os cursos técnicos de Mecânica e Eletrotécnica.
Segundo Glauber Fullana, vice-presidente de Manufatura da Stellantis para a América do Sul, trata-se de uma forma de estimular a capacitação progressiva e gerar oportunidades de crescimento profissional dentro da empresa. Metade dos colaboradores que participaram da primeira turma, que começou em 2021 e se formou em junho, já teve progressão de carreira durante o curso. E esse é o objetivo: investir na capacitação dos profissionais e oferecer um aprendizado que eles aproveitem por toda a vida”.
A seleção dos colaboradores é realizada pela Teksid e pelo Senai, por meio de entrevistas e aplicação de prova com questões de Português e Matemática. Todos os empregados com ensino médio concluído e que trabalhem há pelo menos seis meses na empresa podem se inscrever.
A Teksid responde por 90% do custo da formação técnica para os aprovados no processo seletivo, além de fornecer transporte integral para que esses profissionais possam estudar após o expediente. Os ônibus fretados levam os colaboradores da empresa para o Senai e depois das aulas os conduzem para casa.
Em breve, a empresa iniciará um novo processo de seleção de funcionários para a segunda turma, que começará em setembro de 2023.