ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
9 de outubro de 2023

Randoncorp inaugura usina fotovoltaica para abastecer atividades industriais

Randoncorp inaugura usina fotovoltaica para abastecer atividades industriais
9 de outubro de 2023

Dando continuidade ao plano de investimentos em geração de energias renováveis para abastecer suas unidades industriais, a Randoncorp inaugurou uma usina fotovoltaica junto ao Centro Tecnológico Randon (CTR), em Farroupilha (RS).

A estrutura é composta por cerca de 2,4 mil painéis solares, tendo capacidade para gerar 1,3 MWp (1,3 megawatt-pico); volume suficiente para suprir a demanda de energia atual e futura do próprio CTR.

César Augusto Ferreira, superintendente de Tecnologia Avançada da Randoncorp e executivo responsável pela unidade, afirma que “a usina fotovoltaica do CTR é a primeira planta brasileira, fazendo parte de uma série de iniciativas globais da Randoncorp, que focam na geração de energia renovável. A estrutura também deve fornecer a carga necessária para o desenvolvimento de projetos voltados à mobilidade elétrica, possibilitando que todos os veículos desenvolvidos e testados no Centro Tecnológico utilizem energia limpa”.

Além disso, 30% da energia gerada pela usina será utilizada na área de Expedição da Randon, localizada no complexo industrial do grupo no bairro Interlagos, em Caxias do Sul (RS).

O aporte no projeto sediado em Farroupilha foi de R$ 7,2 milhões. Ao todo, a companhia projeta o investimento de cerca de R$ 100 milhões até 2030 em iniciativas de energia renovável, em alinhamento ao compromisso ESG de reduzir em 40% a emissão de gases de efeito estufa gerados no processo de produção.

Outro exemplo de investimento em energia renovável do grupo, já em operação, é a usina fotovoltaica instalada junto à Fras-le Friction Material, na China, responsável pela geração de 20% da energia consumida naquela unidade. O centro logístico da Randon, inaugurado em meados de 2022, também é abastecido com energia fotovoltaica. Esta estrutura, de 9 mil n², localizada em Caxias do Sul (RS), recebeu 102 placas solares no telhado da estrutura, com geração média de 7.000 kWh/mês.

Usina fotovoltaica da Randoncorp. Imagem: Alex Battistel
Usina fotovoltaica da Randoncorp. Imagem: Alex Battistel
Artigo anteriorCurso Gestão de Resultado - Fundição / Indicadores e Tratativas - Dezembro de 2023Próximo artigo Implementos rodoviários – Segmento pesado cresce em 2023, impulsionado pelo agronegócio e construção civil

Posts recentes

Höganäs no Brasil reforça a sinergia entre indústria e universidade17 de setembro de 2025
WEG anuncia a construção de centro pioneiro em mobilidade elétrica em São Bernardo do Campo17 de setembro de 2025
STIHL cria espaço interativo sobre biodiversidade da Mata Atlântica em parceria com a PUC-RS17 de setembro de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

ABIFA Academia ADF Aluminium Day Alumínio Associadas Ciência comércio Coordenação créditos de carbono Dados Ensino Evento FabLab Foundry Connection Frete Fundição Fundição nacional Gestão de resíduos Indústria Info Inteligência Artificial Internacional ISO 14.001 LTK Matérias-primas meio ambiente Museu Negócios NOTÍCIAS parceria Parcerias Pesquisa Popular Preservação Projetos de Lei Prototipagem Resíduos Rio Grande do Sul Stihl Tecnologia thyssenkrup Universidade WordPress Índices setoriais