A ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores divulgou o fechamento consolidado da indústria automobilística em 2023.
Produção
A produção de automóveis e comerciais leves em 2023 foi de 2.204 mil unidades; um aumento de +1,3% em relação a 2022. De acordo com a entidade, este percentual só não foi maior por conta do encolhimento das exportações (-16%) e do aumento das importações do setor (+29%).
Já a produção de caminhões e ônibus caiu (37,5%), em função dos custos mais elevados das novas tecnologias de controle de emissões, adotadas para atender a etapa P8 do Proconve, válida desde janeiro de 2023.
Na somatória de leves e pesados, a produção totalizou 2.325 mil autoveículos, volume que representa um recuo de (1,9%) em 2023.
Vendas
Os melhores resultados do setor foram obtidos nas vendas ao mercado interno de veículos leves, com 2.180 mil unidades; alta de +11,2%.
Acrescentando caminhões e ônibus, os emplacamentos de autoveículos chegaram a 2.309 mil unidades; +9,7% em relação a 2023.
Segundo a ANFAVEA, a média diária de emplacamentos cresceu de forma consistente ao longo de 2023, fechando com 12,4 mil unidades/dia em dezembro – Melhor resultado dos últimos quatro anos.
O bom desempenho no último mês foi puxado principalmente pelas locadoras, que compraram 75 mil unidades; 30 mil a mais que a média do ano passado.
Outro fator que impulsionou os emplacamentos foram as promoções para vendas de modelos híbridos e elétricos, antes da volta do Imposto de Importação, que ocorreu na virada do ano.
Exportações
O balanço anual das exportações trouxe um fato inédito, de acordo com a entidade: O México foi o principal destino das exportações brasileiras (32% do total) em 2023, posição que historicamente a Argentina jamais havia perdido.
Além da maior presença de produtos brasileiros no México (8% do total), o mercado local cresceu +24,4% no ano.
Afora os embarques para o México, que cresceram +51% na comparação com 2022, apenas o Uruguai teve um acréscimo, de +5%.
Com a queda de todos os outros mercados, entre eles alguns importantes, como Argentina (-16%), Chile (-57%) e Colômbia (-53%), as exportações brasileiras de autoveículos recuaram (16%) no último exercício, totalizando 403,9 mil unidades.
Projeções para 2024
A ANFAVEA manteve as projeções, em unidades, apresentadas no início de dezembro. Com o fechamento consolidado dos números de 2023, naturalmente as variações percentuais de 2024 foram ajustadas, para +6,1% de crescimento nos emplacamentos (expectativa de 2.450 mil unidades), +6,2% na produção (2.470 mil unidades) e +0,7% nas exportações (407 mil unidades).
Na categoria pesados, que compreende caminhões e ônibus, o aumento da produção deve ser da ordem de +32,1% em 2024, no comparativo com o ano passado. Isso corresponde à marca de 160 mil unidades.
Para Márcio de Lima Leite, presidente da entidade, “Temos motivos para acreditar num ano positivo para o setor automotivo brasileiro. Além da expectativa de crescimento do mercado interno e da produção, devemos celebrar a publicação da MP 1.205, que instituiu o Programa Mover. Trata-se uma política industrial muito moderna e inteligente, que garante previsibilidade a toda a cadeia automotiva presente no país e a novas empresas que chegarem, e ainda privilegia as novas tecnologias de descarbonização, os investimentos em P&D e favorece a neoindustrialização”.