ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • SIFESP
    • Associadas SIFESP
    • Diretoria SIFESP
    • Conveção Coletiva
      • Acesso para Associados
      • Não associado – SIFESP
    • Emissão de boletos SIFESP
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
28 de fevereiro de 2024

Governo revoga reoneração da folha de pagamento

Governo revoga reoneração da folha de pagamento
28 de fevereiro de 2024

Em 27 de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou a revogação dos trechos da MP 1202/23*, que reonerava a folha de pagamento de alguns setores da economia: confecção e vestuário; calçados; construção civil; call center; comunicação; empresas de construção e obras de infraestrutura; couro; fabricação de veículos e carroçarias; máquinas e equipamentos; proteína animal; têxtil; tecnologia da informação (TI); tecnologia de comunicação (TIC); projeto de circuitos integrados; transporte metroferroviário de passageiros; transporte rodoviário coletivo; e transporte rodoviário de cargas.

Esses dispositivos foram remanejados para um projeto de lei também assinado por Lula, que será encaminhado ao Congresso Nacional em regime de urgência.

Diferentemente da MP, que tem efeito imediato, de modo que a cobrança dos tributos sobre a folha já retornaria em abril, o projeto de lei, mesmo com urgência, requer aprovação prévia e sanção presidencial para começar a valer.

Dois outros pontos da MP 1202 continuarão valendo: o fim antecipado do Perse (programa de socorro ao setor de eventos) e o estabelecimento de limites às compensações tributárias.

*Sobre a MP1202/23

A Medida Provisória 1202/23 revogou a Lei nº 14.784, de 27 de dezembro de 2023. Com isso, o Executivo revogou integralmente a desoneração da folha, um dia após a promulgação da Lei que prorrogou esta política pública, após intenso processo legislativo e aprovação pelo Congresso Nacional.

#DesoneraBrasil – ABIFA defende benefício à fundição

A ABIFA – Associação Brasileira de Fundição segue atuando em Brasília para que o setor seja contemplado com os benefícios da desoneração da folha de pagamento. A fundição é intensiva em mão de obra: 35% do seu custo advém daí.

A falta de visibilidade do setor enquanto indústria de base, por parte do governo federal, compromete a competitividade do segmento, o que devemos reverter.

Artigo anteriorWEG evolui em agenda de mudanças climáticasPróximo artigo BNDES reduz remuneração da linha Exim Pré-embarque

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Luto na fundição – Pedro Cruz30 de abril de 2025
Romi S.A. registra altas no 1T, com destaque para unidades de máquinas22 de abril de 2025
RHI Magnesita expande práticas sustentáveis e fortalece gestão hídrica17 de abril de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • CONAF
  • Cursos
  • Eventos
  • FENAF
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

2022 ABIFA ABIFER faturamento Frete Info investimentos Notícias Popular Stihl Transporte Vale-pedágio WordPress