A ABIFA – Associação Brasileira de Fundição parabeniza a Electro Aço Altona S.A pelos seus 100 anos de existência, figurando entre as maiores empresas brasileiras de fundição e usinagem de peças em aços e ferros ligados.
A história da Electro Aço Altona S.A remonta a 1923, quando o engenheiro Paul Werner deixou a Alemanha rumo ao Brasil, para instalar a primeira central telefônica de Blumenau (SC).
Já na cidade, Werner conheceu Ersnt Auerbach, ferreiro localizado no Bairro Altona (atual Itoupava Seca). Do empreendedorismo e vontade de desenvolver soluções, em 08 de março de 1924 fundaram a Auerbach & Werner, dedicada à criação de utensílios domésticos e agrícolas; itens de primeira necessidade para a Região, na época.
Em 1933, a empresa passa a trabalhar com aço sob a razão social Electro Aço Altona S.A. Surgia a primeira fundição de aço de Santa Catarina e uma das primeiras do Brasil.
Desde então, a Altona passou a ser reconhecida por sua excelência na solução de fundidos em aço e ligas especiais. Adquiriu outras empresas para comportar e ampliar a sua linha de produção, e abriu subsidiárias no exterior. Com isso, ampliou o suporte a seus clientes nas áreas de maior demanda comercial, como na Europa e América do Norte, e desde 2019 é reconhecida como um Grupo, cujas empresas compartilham valores que visam ao desenvolvimento econômico, com responsabilidade social.
Em seu centenário, o parque fabril da Altona possui 120 mil m², dos quais 35 mil m² são de área construída.
Inovando e investindo em pessoas, conhecimento e tecnologia, a empresa é reconhecida como uma das melhores empresas do mundo no setor de fundição e usinagem, graças à qualidade de seus processos e respeito ao colaborador. São mais de 1.500 profissionais, que são constantemente valorizados com programas de treinamento, capacitação e liderança.
Os indicadores da Altona estão alinhados aos três pilares da política ESG: Ambiental, Social e Governança. Em 2008, a empresa foi a primeira fundição do mundo a obter a certificação AS 8000 de responsabilidade social.
A empresa está apta a produzir 1.250 t em peças fundidas e usinadas em aços carbono e ligadas (baixa, média e alta liga) e em ferros ligados para aplicações especiais, com 10 kg a 10 t.
Atualmente, a Altona participa de projetos em mais de 25 países, atendendo mais de 17 segmentos de mercado, entre os quais os setores automotivo, máquinas e equipamentos para construção e mineração, transporte pesado, geração de energia (hidráulica, térmica e nuclear), off-shore, petroquímico, mineração e dragagem.
Em linha com seu planejamento estratégico, está a construção de uma nova unidade fabril nos próximos anos, o que aumentará a sua capacidade de produção, lhe permitindo atender novas demandas e clientes.
ABIFA homenageia Altona em seu centenário
Cacídio Girardi, presidente da ABIFA e diretor-presidente da Altona, entrega uma placa em nome da entidade, em homenagem aos 100 anos da empresa, à sra. Carmen Vetter Werner, presidente do conselho de administração da Altona.