ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • SIFESP
    • Associadas SIFESP
    • Diretoria SIFESP
    • Conveção Coletiva
      • Acesso para Associados
      • Não associado – SIFESP
    • Emissão de boletos SIFESP
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
9 de abril de 2024

Indústria automotiva encerra 1T com estimativa de crescimento de +6% no ano

Indústria automotiva encerra 1T com estimativa de crescimento de +6% no ano
9 de abril de 2024

“O crescimento consistente das vendas desde a metade do ano passado vem, aos poucos, puxando para cima o ritmo da produção de autoveículos no Brasil, apesar da baixa nas exportações”. Esse é o resumo do balanço do primeiro trimestre divulgado pela ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

Produção

A produção de 195,8 mil autoveículos em março foi a melhor em quatro meses e superou em +3,2% o volume de fevereiro.

No acumulado do 1T, 538 mil unidades deixaram as linhas de montagem, +0,4% do que no mesmo período do ano passado.

Márcio de Lima Leite, presidente da entidade, segue confiante: “Acreditamos que os próximos meses serão marcados por aumento contínuo na produção, por isso apostamos muito na nossa previsão de alta de +6% para o ano”.

Se essa reação mais relevante ainda é aguardada para a produção de automóveis e comerciais leves, para o segmento de pesados, ela já é realidade.

Entre os meses de janeiro e março, a produção de caminhões somou 29,3 mil unidades, +19,7% acima do mesmo período de 2023.

Para ônibus, a alta foi ainda maior, de +61,6%, com 6,5 mil chassis fabricados.

Emplacamentos

Nas vendas internas, o indicador mais revelador do aquecimento é o da média diária de emplacamentos, que dilui o efeito da quantidade de dias úteis em cada período, de acordo com a ANFAVEA.

A média de 9,4 mil unidades em março cresceu +7,9% em relação a fevereiro e +8,5% sobre março de 2023.

No ano, a média diária de emplacamentos já é +2,6% superior à do primeiro trimestre de 2023.

O total de vendas em março foi de 187,7 mil unidades, mês com três dias úteis a menos que março do ano passado.

Na comparação com fevereiro, houve acréscimo de +13,6%.

O volume acumulado no 1T é de 515 mil autoveículos, +9,1% a mais que no ano passado.

Exportações

A exportação acumulada (1T) se manteve (28%) abaixo na comparação com 2023, embora os embarques de março tenham sido os maiores em sete meses, com elevação de +6,5% sobre fevereiro.

Assinatura do Mover e novos investimentos

Desde o final de 2023, a ANFAVEA vem comemorando os anúncios de investimento do setor, que já configuram um recorde histórico.

Com novos aportes de fabricantes anunciados no último mês, o ciclo atual já supera R$ 123 bilhões de investimentos ativos desde 2021, sem contar os do restante da cadeia automotiva.

Artigo anteriorLive Inovação e Sustentabilidade – Evento exclusivo para Associadas ABIFA/SIFESP acontece em 15 de abrilPróximo artigo ABIFA prestigia evento Cold Box de Alta Performance, realizado em MG

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Comissão de Inovação e Tecnologia da ABIFA debate IA aplicada à manutenção preditiva de ativos18 de junho de 2025
E-books ABIFA: uma vitrine de fornecedores do setor de fundição13 de junho de 2025
Comissão de Meio Ambiente da ABIFA acompanha projetos de lei que pautam a reutilização de resíduos10 de junho de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • CONAF
  • Cursos
  • Eventos
  • FENAF
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

2022 ABIFA ABIFER ADF Comissão de Inovação e Tecnologia comissão de meio ambiebte comércio créditos de carbono descarbonização Ebooks ESG faturamento Frete indústria 4.0 Info Inteligência Artificial investimentos LTK Manutenção Preditiva meio ambiente NOTÍCIAS Notícias parceria Popular Revista Fundição & Matérias-Primas Stihl thyssenkrup Transporte Vale-pedágio WordPress
X