A Randcorp e a Gerdau anunciaram uma parceria que reflete um avanço significativo na promoção da economia circular. O acordo firmado otimizará a reciclagem de sucata metálica proveniente das operações da Randoncorp, que anteriormente vendia sucata por meio de leilões periódicos.
Com a implementação do novo modelo, a sucata metálica será coletada e transportada pelas empresas parceiras para a unidade de produção de aços especiais da Gerdau, localizada em Charqueadas (RS).
Ao chegar na usina, o material será reintroduzido no processo de produção de diversos tipos de aço, que futuramente poderão ser fornecidos para a própria Randoncorp, além de outras empresas. A parceria também abrangerá outros resíduos industriais, com o objetivo de reduzir o envio desses materiais para aterros e maximizar seu aproveitamento no processo produtivo.
A respeito da nova parceria, Denis Gomes, líder de metálicos da Gerdau, afirma que “essa iniciativa, em conjunto com um de nossos grandes clientes, contribuirá para reforçar o posicionamento da Gerdau como referência na produção de aço com baixa pegada de carbono. A colaboração entre as empresas será um motor para acelerar a prática da economia circular, indo além da reciclagem e buscando promover a conscientização, incentivando e educando o público sobre a importância da destinação correta de resíduos para o meio ambiente. Estamos orgulhosos de estar ao lado da Randoncorp, que, assim como nós, está comprometida em contribuir para um futuro mais sustentável”.
Todo o fluxo de coleta e transporte da sucata será rigorosamente monitorado, garantindo que a totalidade do material seja destinado à reciclagem. A operação será realizada por equipes capacitadas, assegurando conformidade com normas ambientais e de segurança.
A colaboração entre as duas empresas representa um marco na aplicação prática da economia circular e no compromisso com a sustentabilidade. Além de melhorar a eficiência do processo de reciclagem, a parceria estabelece um modelo de referência para a indústria em termos de gestão de resíduos e redução do impacto ambiental.
Com a vigência do contrato, a Randoncorp passa a reciclar 10 mil toneladas de sucata anuais, o que corresponde a um terço do volume gerado em suas unidades no Brasil. Os outros dois terços, cerca de 20 mil toneladas, já são aproveitados nas fundições da companhia.
“A jornada de compromissos com a sustentabilidade faz parte da trajetória da Randoncorp, que sempre direcionou esforços para o crescimento sustentável do planeta, das pessoas e dos negócios. Estamos muito felizes em ter a Gerdau como parceira na expansão da nossa agenda com a economia circular nas diferentes etapas da nossa operação, reduzindo o uso de materiais, aumentando a vida útil dos produtos e investindo em estratégias para a reciclagem e reutilização de resíduos. Estamos sempre preocupados em aliar ações de reduções da pegada de carbono, mas sobretudo, na descarbonização do todo o ecossistema”, destaca Marcos Baptistucci, Chief People & Culture Officer e ESG da Randoncorp
As empresas também já estão expandindo a parceria para além da sucata metálica, abrangendo também outros tipos de resíduos com potencial de reciclagem e reaproveitamento na cadeia do aço.
No início, serão coletados três tipos de materiais: sucata ferrosa, sucata não ferrosa e o coproduto, que será tratado como um recurso aproveitável, em vez de ser considerado resíduo. O objetivo é encontrar o melhor uso para esse último, eliminando ou reduzindo sua geração.
Desde o início da operação, com otimizações e melhor aproveitamento das cargas, já foi possível reduzir em 20% a quantidade de coletas diárias.