ABIFA – Associação Brasileira de Fundição através de seu escritório regional em Minas Gerais realizou em parceria com o SENAI/CETEF – Centro Tecnológico de Fundição o Seminário Tecnologia E Competitividade Nas Fundições
Evento foi realizado no auditório do SENAI-CETEF em Itaúna – MG e contou com a participação de 70 pessoas representando 23 empresas do setor de fundição.
No dia 06 de outubro de 2016 a ABIFA – Associação Brasileira de Fundição realizou no auditório do SENAI, em Itaúna / MG o Seminário Tecnologia e Competitividade nas Fundições. O evento contou com o patrocínio de quatro empresas do setor: Euromac, Inductotherm, Vtech e JetCO e apoio da escola SENAI – CETEF.
O Sr. Afonso Gonzaga, presidente da ABIFA, esteve presente na abertura do evento. Na oportunidade ele discursou, afirmando que “há uma maior ambiência nos negócios em fundição, o mercado ainda não retomou 100%, mas está no caminho certo”, também enfatizou a importância do associativismo em momentos onde a economia brasileira se mostra muito frágil, e que é nestes momentos que a união e cooperação do setor de fundição se tornam ainda mais necessário.
O SENAI-CETEF Itaúna e a FLEE Consult apresentaram um tema técnico ligado á inoculação de ferros fundidos. O entendimento dos mecanismos de nucleação das ligas fundidas é de fundamental importância para os fundidores. Os tratamentos nas ligas líquidas para o refino de grão original dos aços, para os refinos de grão e do eutético nas ligas não ferrosas e para a garantia da solidificação estável com maior número de nódulos nos ferros fundidos nodulares, são exemplos. Os autores apresentaram um projeto de desenvolvimento futuro sobre o tema.
A Vtech apresentou uma visão mundial sobre a qualidade e metrologia óptica impactante nos centros industriais, de forma a impulsionar os processos e produtos com a tecnologia de dimensionamento óptico tridimensional presentes nos sistemas GOM, que têm cada vez mais se tornado padrão dentro de grandes empresas e centros de pesquisa e desenvolvimento.
A EUROMAC explorou os recursos tecnológicos disponíveis em seus equipamentos e apresentou no evento, as mais novas tecnologias aplicadas em sua linha de máquinas, tanto para areia resina como para areia verde.
Estes recursos atendem desde as pequenas até as grandes fundições e têm por objetivo, aumentar a produtividade das empresas, reduzindo os custos de processos e elevando o nível de qualidade das peças a serem produzidas, eliminando operações adicionais.
“Com mais de 50 anos de mercado e tecnologia própria, toda a sua linha de equipamentos é produzida no Brasil e é cadastrada em todas as linhas de financiamento disponíveis pelo governo.”
A Inductotherm chamou a atenção em apresentar novas tecnologias, estudos e produtos para otimização da produtividade, redução de custos e retomada da competividade diante do cenário atual do mercado de fundição brasileiro.
A Inductotherm gostaria de agradecer a presença de todos os participantes e motivar a todos pensar em inovação e tecnologia com o objetivo de melhorar seus processo e obter ganhos operacionais.
Nesta palestra demonstramos as inovações de nossos produtos com a automatização do sistema com a utilização de um robot denominado ARMS, para a realização de todas as tarefas operacionais na plataforma do forno.
Outro ponto abordado são os sistemas de gerenciamento do sistema de fusão, garantindo assim uma analise de consumo de energia, gerenciamento do processo de fusão como um todo. Sempre com o objetivo de reduzirmos os custos no processo produtivo.
A Inductotherm está sempre à frente deste tema de inovação e tecnologia, constantemente melhorando seus produtos com uma grande confiabilidade.
A JetCO trouxe para o evento o Sistema de Jateamento com Gelo Seco, uma solução importante para a indústria de fundição, na redução de tempos mortos associados à limpeza de moldes permanentes de alumínio, condutos de caixa de machos, peças fundidas semi sólidas e máquinas de moldagem.
Os métodos típicos de limpeza manual requerem o resfriamento dos moldes, desmontagem, horas improdutivas com limpeza manual ou com granalha, e sua posterior remontagem. Além disso, a maioria dos métodos de limpeza tradicional não é completamente eficaz, e muitas vezes danificam as peças ou equipamentos, desgastam os moldes, reduzindo a sua vida útil e trazem problemas de saúde ocupacional.
O Jateamento com Gelo Seco, ou limpeza criogênica, oferece uma redução considerável dos tempos de limpeza (até 60 por cento) além de uma redução expressiva dos danos causados aos equipamentos e consequente eliminação de resíduos secundários. Por tratar-se de um método, não abrasivo, não condutivo e de limpeza “in loco” das peças, incluindo as limpezas de acabamento, o processo resulta em uma atividade segura e fácil, já empregada pela maioria das fundições em todo o mundo e pelas principais empresas do setor no Brasil.
Samuel Gomes Mariano, gerente regional da ABIFA Minas Gerais fez uma apresentação da entidade e de suas ações visando fomentar o desenvolvimento do setor de fundição e mostrando a importância da entidade e suas ações no âmbito regional e nacional, também foram apresentados os dados estatísticos do setor de fundição brasileiro fazendo um comparativo dos últimos anos.
Na avaliação da organização e de alguns participantes que manifestaram sua opinião ao final, o evento foi muito positivo, pois trouxe para a região o que há de mais atual em tecnologia dos sistemas apresentados. Pode ser possível, melhorar a competitividade de uma empresa, de dentro para fora, implementando melhorias em seus processos.
A equipe agradece a todos, pela organização, patrocínio e aos participantes, pela ilustre presença. Espera-se que sejam realizados mais eventos na região.
A equipe