O Laboratório de Fundição (LAFUN) do Centro de Tecnologia (CT) da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comemora 40 anos de atividades. O LAFUN desde seu início tem desenvolvido pesquisas nas áreas de processos de fundição, modelagem numérica, solidificação, desenvolvimento e caracterização de ligas ferrosas e não ferrosas e transformação de fase. Ao longo desses anos, possibilitou a estudantes, pesquisadores e profissionais da área, desenvolverem trabalhos aplicados em problemas de interesse acadêmico e industrial. Contribuiu para a formação de centenas de pesquisadores a nível de graduação, mestrado e doutorado com foco na fundição e solidificação de metais. Muitos profissionais e lideranças, oriundos de empresas e instituições públicas e privadas, foram treinados em cursos de extensão especializados para o setor metal-mecânico oferecidos pelo laboratório.
O LAFUN se localiza no Centro de Tecnologia (CT), no Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e atua junto ao Curso de Graduação em Engenharia Metalúrgica do Departamento de Metalurgia (DEMET) e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalurgia e de Materiais (PPGE3M) colaborando na formação profissional especializada e de qualidade.
O laboratório possui uma infraestrutura com áreas dedicadas a elaboração e fusão de ligas ferrosas e não ferrosas, fundição em molde de areia e ensaios em areia de fundição, fundição de precisão por cera perdida, fundição em coquilha, análise térmica, modelagem numérica de processos de solidificação, caracterização química, metalográfica e mecânica de metais e ligas.
O LAFUN foi fundado no ano de 1976 pelo Prof. Arno Müller†. No início da década de 90 o Prof. Marlos Dias Diehl† assume a coordenação do Laboratório. No ano de 2000, o Prof. Jaime Alvares Spim Jr. † torna-se o coordenador do Laboratório. No ano de 2015, o Prof. Vinicius Karlinski de Barcellos assume a coordenação atual do Laboratório.
Atualmente, o Laboratório de Fundição se encontra em fase de reorganização. A médio prazo posiciona-se que o LAFUN forneça às fundições do Rio Grande do Sul e do Brasil, condições de melhorar e aperfeiçoar seus atuais métodos de produção, com o auxílio de técnicas que permitam a otimização dos processos.
Nesse contexto é importante declarar que o LAFUN tem grande preocupação na metodologia do desenvolvimento do trabalho científico e tecnológico, para disseminação de conceitos e práticas na área da fundição, voltado para a realidade encontrada no chão de fábrica.
Mais informações, visite o site: www.ufrgs.br/lafun.
Prof. Dr. Vinicius Karlinski de Barcellos
Coordenador do Laboratório de Fundição – LAFUN
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Fone: (51) 3308 6142