ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
1 de outubro de 2018

CAMEX suspende medida antidumping aplicada sobre as importações brasileiras de eletrodos de grafite chineses

CAMEX suspende medida antidumping aplicada sobre as importações brasileiras de eletrodos de grafite chineses
1 de outubro de 2018

Em 20 de setembro de 2018, a Resolução CAMEX nº 66 suspendeu a medida antidumping definitiva aplicada às importações brasileiras de eletrodos de grafite menores, originárias da República Popular da China.
A medida havia sido instituída pela Resolução Camex nº 19, de 8 de abril de 2009, e prorrogada até 2020 pela Resolução Camex nº 5, de 28 de janeiro de 2015, referindo-se ao direito antidumping definitivo aplicado sobre as importações brasileiras de eletrodos de grafite menores, com diâmetro de até 450 mm (18 polegadas), de qualquer comprimento, usinados ou não, montados ou desmontados, dos subtipos utilizados em fornos elétricos, comumente classificados nos subitens 8545.11.00 e 3801.10.00 da Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM).
A medida antidumping definitiva era recolhida sob a forma de alíquota específica de US$ 2.259,46/t, sendo aplicada a todos os produtores/exportadores chineses.
A suspensão desta medida vai ao encontro dos interesses das fundições brasileiras de ferro e aço que utilizam os eletrodos de grafite em seu processo produtivo.
O pleito visando à suspensão da medida antidumping de 2015 surgiu pela primeira vez na Comissão de Suprimentos da ABIFA, considerando a perda de competitividade dessas empresas, que se agravou nos últimos anos com os aumentos de preços fora de quaisquer parâmetros.
Desde então, várias ações foram empreendidas pela ABIFA, partindo da sua Comissão de Suprimentos, de forma isolada e em conjunto com entidades congêneres, o que constitui um exemplo bem sucedido da atuação da entidade em prol de seus associados.

Artigo anteriorABIFA realiza curso sobre Gestão de Custos e Formação de PreçosPróximo artigo Elkem inaugura planta de ferroligas no Paraguai

Posts recentes

Comissão de Estudos de Matérias-Primas (CEMP) anuncia nova coordenação14 de agosto de 2025
ABIFA parabeniza CNI pelos 87 anos de história, em defesa da indústria brasileira13 de agosto de 2025
Produção de fundidos cresce em relação à 1ºsem/24, mas jun/25 expõe retração 31 de julho de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

2022 ABIFA ABIFER ADF Aniversário Boletim CEMP CNI Comissão de Inovação e Tecnologia comissão de meio ambiebte comércio Coordenação créditos de carbono descarbonização Ebooks Economia ESG faturamento Frete Indústria indústria 4.0 Info Inteligência Artificial investimentos LTK Manutenção Preditiva Matérias-primas meio ambiente NOTÍCIAS Notícias parceria Popular Revista Fundição & Matérias-Primas Stihl thyssenkrup Transporte Vale-pedágio WordPress Índices setorias