ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
2 de dezembro de 2018

SENAI realiza workshop sobre caracterização de defeitos em fundidos utilizando M.E.V

SENAI realiza workshop sobre caracterização de defeitos em fundidos utilizando M.E.V
2 de dezembro de 2018

Nos dias 22 e 23 de novembro, o Núcleo de Tecnologia em Metalurgia da Faculdade SENAI “Nadir Dias de Figueiredo” realizou o workshop Aprendendo a caracterizar defeitos em fundidos com M.E.V. (microscópio eletrônico de varredura).

O evento ocorreu em Bragança Paulista, na unidade do Senai, reunindo representantes das empresas Amsted-Maxion, Komatsu, Max Gear, Mercedes-Benz do Brasil, Suporte Rei e Magma.

Os participantes inscritos foram convidados a enviar uma amostra dos seus fundidos para o laboratório de caracterização do SENAI Osasco, onde previamente foram realizadas as capturas dos dados, imagens e outras informações pertinentes ao M.E.V.

A apresentação inicial abordou o tema classificação dos defeitos quanto à sua característica e origem.

O workshop contou ainda com uma palestra sobre a metalurgia envolvida no mecanismo de formação dos defeitos, ministrada remotamente pelo Prof. Dr. Cleber Lessa, enquanto o engenheiro metalurgista Edson Togni falou sobre a operação do microscópio eletrônico de varredura (M.E.V.).

Ao final, os presentes participaram de um exercício prático de caracterização dos defeitos de suas próprias peças.

Segundo Fernando Gonçalves de Oliveira, idealizador do projeto e um dos palestrantes, o objetivo do workshop foi fornecer subsídios para que o fundidor entenda os mecanismos que geram defeitos em suas peças, buscando a produtividade das suas operações.

As próximas edições do workshop Aprendendo a caracterizar defeitos em fundidos com M.E.V. acontecem em maio, no Instituto Federal de Caxias do Sul e no SENAI Ribeirão Preto, e em outubro, no SENAI Piracicaba.

Artigo anteriorABIFA inaugura novo modelo de Reunião Plenária no RSPróximo artigo PIB já acumula alta de 1,1% em 2018

Posts recentes

Setor registra queda de 6,1% em outubro, mas exportações avançam 7,1% no mês3 de dezembro de 2025
ABIFA realiza seu tradicional Coquetel de Confraternização na FIESP26 de novembro de 2025
Comissão de Inovação e Tecnologia da ABIFA apresenta avanços da impressão 3D em areia19 de novembro de 2025

Categorias

  • 1º Encontro ABIFA de Lideranças
  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria
  • Indústria – Notícias
  • Lançamento de livros
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

ABIFA ADF Boletim Ciência Comissão de Meio Ambiente Coquetel de Confraternização créditos de carbono Câmeras Dados ESG Exportação Festas Fim de ano FNI Foundry Connection Fundidos Fundição Fundição nacional Fórum Nacional da Indústria Indústria Info Inovação Inteligência Artificial Lideranças Liderançzs meio ambiente metalurgia Negócios Notícias Pesquisa Popular Produção Projetos de Lei Rastreamento Resíduos Rio Grande do Sul Senado Stihl Sustentabilidade Tecnologia Universidade Visibilidade Visão Computacional WordPress Índices setoriais