ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
21 de dezembro de 2018

Otimistas, industriais esperam aumento do consumo e do emprego nos próximos seis meses

Otimistas, industriais esperam aumento do consumo e do emprego nos próximos seis meses
21 de dezembro de 2018

Os industriais brasileiros esperam o aumento da demanda, da compra de matérias-primas, do número de empregados e das exportações entre janeiro e junho de 2019. A conclusão é da pesquisa Sondagem Industrial, realizada pela CNI – Confederação Nacional da Indústria entre 3 e 12 de dezembro, com 1.961 empresas. Dessas, 813 são pequenas, 699 são médias e 449 são de grande porte.

Todos os indicadores de expectativas da pesquisa aumentaram pelo segundo mês consecutivo e ficaram acima da linha divisória dos 50 pontos, indicando que os empresários estão otimistas com o futuro próximo.

Marcelo Azevedo, economista da CNI, explica que a melhora das expectativas ocorre porque o país voltou a discutir as reformas que são decisivas para estimular a atividade. “A possibilidade de que as reformas sejam encaminhadas e tenham alguma evolução no início de 2019 anima os empresários”, completa.

Diante desse cenário, o indicador de intenção de investimento alcançou 55,5 pontos – o maior valor registrado desde abril de 2014. A disposição para investir é maior nas grandes empresas, segmento em que o indicador ficou em 62,9 pontos. Nas médias e pequenas, ele ficou em 51,6 e 44,8 pontos, respectivamente.

Artigo anteriorIPEA prevê crescimento do PIB de 2,7% em 2019Próximo artigo Filhos do Fogo conta da história da fundição no país, com foco no humano

Posts recentes

ABIFA realiza seu tradicional Coquetel de Confraternização na FIESP26 de novembro de 2025
Comissão de Inovação e Tecnologia da ABIFA apresenta avanços da impressão 3D em areia19 de novembro de 2025
Comissão de Meio Ambiente da ABIFA discute tramitação de PLs e classificação de resíduos18 de novembro de 2025

Categorias

  • 1º Encontro ABIFA de Lideranças
  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria
  • Indústria – Notícias
  • Lançamento de livros
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

ABIFA ADF Boletim Ciência Comissão de Meio Ambiente créditos de carbono Câmeras Dados Encontro Ensino ESG Eventos Fim de ano FNI Foundry Connection Fundição Fundição nacional Fórum Nacional da Indústria Indústria Info Inovação Inteligência Artificial Lançamento Lideranças Liderançzs Macho meio ambiente metalurgia Negócios Pesquisa Popular Projetos de Lei Rastreamento Resíduos Rio Grande do Sul SEFAZ Senado Stihl Sustentabilidade Tecnologia Universidade Visibilidade Visão Computacional WordPress Índices setoriais