Inaugurada em 2013, a fundição da Scania, na Suécia, será ampliada até 2020. O motivo, a sua elevada demanda de blocos e cabeçotes de cilindro em ferro fundido vermicular.
Para a nova fundição, a empresa encomendou um segundo sistema de controle SinterCast, com capacidade de fusão de 90 mil toneladas anuais de CGI (compacted grafite iron).
Trata-se do System 4000 Plus, que, de acordo com a fabricante, atende as metas de eficiência energética da fundição, controlando automaticamente o tratamento do metal. O sistema realiza a medição do controle metalúrgico e implementa as correções necessárias antecipadamente, o que garante a eficiência do processo e fornece consistência à linha de moldagem.
Segundo Steve Dawson, presidente e CEO da SinterCast, “A nova fundição da Scania foi projetada incorporando a experiência da fundição já existente, aproveitando a mais recente tecnologia CGI em todos os aspectos do processo de fundição. Com base no nosso relacionamento com a Scania, participamos das discussões acerca do seu novo layout e do fluxo de processo da instalação, que será especializada na produção de blocos e cabeçotes de cilindros para veículos comerciais pesados”.