
Nesta semana, a ABIFA divulgou uma nota de apoio à manifestação emitida pelo Sr. Ricardo Alvarez Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em resposta ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de tarifas de 50% aos produtos brasileiros. A medida foi anunciada na última quarta-feira (09/07).
Assinada pelo presidente da ABIFA, Sr. Cacídio Girardi, a nota reitera concordância com a análise da CNI, segundo a qual “não há fato econômico que justifique tarifas de 50%”. Em suas palavras, Girardi afirma: “Enquanto representantes da indústria de fundição, destacamos que o nosso setor, altamente conectado às cadeias produtivas dos Estados Unidos, será duramente afetado tanto pelas tarifas setoriais anteriores quanto por essas novas medidas.”
A ABIFA também se coloca à disposição para “contribuir com ações coordenadas que promovam a defesa da indústria brasileira e o fortalecimento de uma agenda comercial baseada na complementaridade e no respeito mútuo”.
Clique aqui para ler a manifestação da CNI.
Confira abaixo a íntegra da carta de apoio redigida pela ABIFA:
