Em 7 de setembro, a FST completa 38 anos de uma trajetória dedicada à produção de peças em ferro fundido cinzento e nodular, de acordo com as necessidades e projetos de seus clientes, atendendo a setores diversos.
A história da empresa começa em 1986, com o início das suas atividades em Gaspar (SC). Em 1989 é adquirido um terreno no bairro Santa Terezinha, para a construção da sede própria da fundição. Uma curiosidade: O nome da empresa é esse desde 1998, sendo uma homenagem ao bairro onde está instalada.
Em 2006, as obras de ampliação da sede começam. Em 2008, uma nova sede é inaugurada e a Fundição Santa Terezinha passa a fazer internamente análises químicas dos seus processos de produção. Na mesma época um forno elétrico substitui o cubilô e a FST recebe a sua primeira certificação de qualidade ISO9001.
De 2010 a 2022, são instalados silos de armazenagem de areia com correia transportadora, evitando a armazenagem de areia no chão; uma máquina de moldagem Gazzola é adquirida; assim como uma sopradora Euromac, o que leva à mudança do layout do setor de macharia; e um forno Servtherm Dual de 1.500 kW, com dois cadinhos de 2.500 kg. Em 2023, são iniciados os processos para a certificação da IATF.
Hoje a Fundição Santa Terezinha tem capacidade instalada para produzir até 700 t por mês, contando com uma equipe técnica dedicada para assegurar a qualidade de seus produtos e processos.
Clique na imagem e conheça mais sobre a empresa e suas áreas de atuação.