
No último dia 12 de agosto, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) celebrou 87 anos de atuação. Desde 1938, a entidade é a voz oficial da indústria brasileira, representando mais de 700 mil empresas e coordenando 27 federações e 1.245 sindicatos em todo o país. Ao longo de quase nove décadas, construiu uma trajetória marcada por conquistas, inovação e protagonismo, articulando políticas públicas, defendendo a competitividade e impulsionando o desenvolvimento econômico e social.
Em homenagem à data, a ABIFA publicou uma mensagem de reconhecimento em suas redes sociais, com os seguintes dizeres: “Mais um ano fortalecendo a indústria, impulsionando o desenvolvimento e transformando o Brasil. Reconhecemos e celebramos o trabalho de toda a equipe da CNI, cuja dedicação impulsiona a competitividade, a inovação e o protagonismo do setor industrial no Brasil.”
Além das comemorações, a cooperação entre ABIFA e a CNI se reafirma também nos momentos de desafios. Exemplo disso foi o recente apoio da ABIFA à manifestação do presidente da CNI, Sr. Ricardo Alban, contra a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na ocasião, o presidente da ABIFA, Sr. Cacídio Girardi, destacou que a medida afetaria diretamente o setor de fundição, fortemente integrado às cadeias produtivas norte-americanas, e se colocou à disposição para colaborar em ações coordenadas em defesa da indústria nacional (leia a íntegra da nota clicando aqui)
Neste aniversário de 87 anos, a ABIFA se une à CNI na celebração de uma trajetória que conecta passado e futuro, tradição e inovação, reafirmando o compromisso comum por uma indústria brasileira forte, representativa e preparada para os desafios globais.