
Informamos que, na data de ontem (16), o Sr. Cacídio Girardi, presidente da ABIFA, recebeu uma carta enviada pelo Sr. Ricardo Alvarez Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na qual ele agradece o apoio da ABIFA em relação à nota pública divulgada pela CNI no dia 9 de julho, a respeito da elevação unilateral das tarifas de importação dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
Como noticiamos às associadas em nosso Radar, enviado no último dia 11, o Sr. Cacídio Girardi manifestou seu endosso à posição da CNI, destacando que “não há fato econômico que justifique tarifas de 50%”. Em suas palavras, o Sr. Girardi afirmou que o setor de fundição, por ser altamente conectado às cadeias produtivas dos Estados Unidos, seria duramente afetado tanto pelas tarifas setoriais anteriores quanto pela novas medidas. Para ler a íntegra da nota de apoio emitida pela ABIFA, clique aqui.
Reproduzimos, abaixo, a íntegra da carta de agradecimento da CNI, endereçada ao Sr. Cacídio Girardi:

A ABIFA agradece o retorno do Sr. Ricardo Alvarez Alban e da CNI, e reitera seu compromisso em se colocar à disposição para sempre contribuir com ações coordenadas que promovam a defesa da indústria brasileira e o fortalecimento de uma agenda comercial baseada na complementaridade e no respeito mútuo.
Pesquisa de opinião
Afim de mapear os impactos sobre o setor de fundição nacional das tarifas dos EUA, a ABIFA também está realizando uma pesquisa de opinião.
Para respondê-la, basta acessar o formulário digital clicando aqui.
Sua contribuição é essencial para ajudar a compreender o cenário atual e estabelecer iniciativas que possam contribuir para migitar os impactos negativos dessa taxação sobre nosso setor.