ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Comissão de Suprimentos
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • CONAF
  • Contato
  • Eleição
    • Edital de Convocação da ABIFA – Eleições 2026
    • Cronograma e informações – Eleições 2026
    • Ficha de Qualificação
    • Associadas aptas a votar
8 de novembro de 2018

ABIFA se manifesta sobre a extinção do MDIC

ABIFA se manifesta sobre a extinção do MDIC
8 de novembro de 2018

A proposta de enxugamento do número de ministérios proposta pela equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro está desagradando boa parte dos representantes da indústria nacional. Isso porque Paulo Guedes, principal formulador da política econômica do novo governo, defende que o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) seja fundido com os ministérios da Fazenda e Planejamento, formando um superministério da Economia.

A este respeito, Afonso Gonzaga, presidente da ABIFA – Associação Brasileira de Fundição, afirma que a entidade sempre destacou a importância de uma política industrial com vistas ao crescimento ordenado da indústria, cujo melhor meio de formatação seria o MDIC.

“Considerando a importância da indústria para o nosso país e a nova revolução industrial em curso, extinguir neste momento o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços seria subjugar a relevância da indústria para a retomada firme e consistente da economia brasileira. A reversão dos indicadores econômicos e sociais brasileiros passa necessariamente pelo princípio de que um país só é forte se tem uma indústria forte”.

Portanto, Gonzaga defende que a prioridade deve ser uma política industrial que vise à elevação da participação da indústria no PIB, ao contrário do que vem acontecendo nos últimos anos, o que só será possível com um ministério comprometido exclusivamente com essa agenda.

Artigo anteriorIndústrias terão financiamento de R$ 15 mi para testes de IoTPróximo artigo BNDES reduz exigência de conteúdo local para o financiamento de máquinas e equipamentos

Posts recentes

Cada aumento de 0,1 °C na temperatura global pode custar R$ 5,6 bi ao Brasil, alerta CNI10 de julho de 2026
Setor da indústria seria o mais afetado com nova tarifa de 25% dos EUA7 de julho de 2026
Diretora Regional da ABIFA toma posse na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI)2 de julho de 2026

Categorias

  • 1º Encontro ABIFA de Lideranças
  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Ciência e Tecnologia
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Fundiexpo
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria
  • Indústria – Notícias
  • Internacional
  • Lançamento de livros
  • Meio Ambiente
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

ABIFA ADF Areia Descartada de Fundição Associadas Boletim Ciência CNI Comissão de Meio Ambiente CONAF Confraternização créditos de carbono Dados descarbonização Economia ESG Eventos Feiras FENAF Foundry Connection Fundidos Fundição Fundição nacional Importações Indústria Info Inovação Inteligência Artificial Internacional Legislação Lideranças meio ambiente Negócios Notícias Pesquisa Popular Produção Projetos de Lei Resíduos Rio Grande do Sul Stihl Sustentabilidade Tecnologia Universidade WordPress Índices setoriais