ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
15 de dezembro de 2025

ALESC aprova PL 0384/2021, que estabelece diretrizes para uso de resíduos de fundição

ALESC aprova PL 0384/2021, que estabelece diretrizes para uso de resíduos de fundição
15 de dezembro de 2025

No último dia 9 de dezembro de 2025, foi aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) o Projeto de Lei 0384/2021, de autoria do Deputado Maurício Eskudlark, que estabelece diretrizes e critérios para a utilização dos resíduos de escória e refratários de fundição em processos industriais ou construtivos no estado de Santa Catarina. O objetivo da proposta é regulamentar o uso responsável desses resíduos, promovendo a sustentabilidade e a economia circular no setor industrial do estado. 

A Nova Era Soluções Ambientais, consultoria em meio ambiente para soluções industriais, comemorou o feito. “Essa aprovação representa um avanço significativo para a economia circular, permitindo uma destinação mais nobre, segura e responsável desses materiais, além de incentivar práticas que fortalecem a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva da fundição”, declararam em suas redes sociais. “É uma vitória para o meio ambiente, para as indústrias e para o futuro que queremos construir”.

Com efeito, a tramitação do PL 0384/2021 vinha sendo acompanhado há meses pela Comissão de Meio Ambiente da ABIFA, cuja coordenadora, Dra. Raquel Carnin, é uma das sócias da Nova Era. As reuniões da Comissão de Meio Ambiente são realizadas regularmente a cada mês pela ABIFA. Para conferir a cobertura das últimas reuniões, clique aqui.

Artigo anteriorSetor registra queda de 6,1% em outubro, mas exportações avançam 7,1% no mês

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

ALESC aprova PL 0384/2021, que estabelece diretrizes para uso de resíduos de fundição15 de dezembro de 2025
Setor registra queda de 6,1% em outubro, mas exportações avançam 7,1% no mês3 de dezembro de 2025
ABIFA realiza seu tradicional Coquetel de Confraternização na FIESP26 de novembro de 2025

Categorias

  • 1º Encontro ABIFA de Lideranças
  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria
  • Indústria – Notícias
  • Lançamento de livros
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

1º Encontro ABIFA de Lideranças ABIFA ADF ALESC Boletim Ciência Comissão de Meio Ambiente créditos de carbono Câmeras Dados ESG FNI Foundry Connection Fundidos Fundição Fundição nacional Fórum Nacional da Indústria Indústria Info Inovação Inteligência Artificial Lançamento Legislação ambiental Lideranças Livro meio ambiente Negócios Networking Notícias Pesquisa Popular Produção Projetos de Lei Rastreamento Resíduos Rio Grande do Sul Senado Stihl Sustentabilidade Tecnologia Universidade Visão Computacional WordPress Índices do setor Índices setoriais