A Electro Aço Altona S.A., fabricante de peças fundidas em aço carbono e aço ligado (baixa, média e alta liga), além de ferros ligados para aplicações especiais, fez no final de 2021 e em 2022 investimentos visando a agregar valor e aumentar a capacidade de usinagem da sua linha de produção.
O novo grupo de usinagem da empresa conta com cinco máquinas, quatro delas já em operação. Trata-se de três máquinas CNC para peças de até 5 t, destinadas à usinagem de itens da linha de repetitivos, principalmente para os mercados de equipamentos para construção, mineração, máquinas agrícolas, transporte sobre trilhos e geração de energia.
Os investimentos ainda contemplam uma mandriladora, que atende à linha de produtos sob encomenda. O equipamento possibilita a usinagem de itens de grande porte, que exigem tolerâncias dimensionais e geométricas de alta criticidade e perfis complexos.
Para fevereiro, está previsto o início da operação de um torno vertical, que aumentará a capacidade de usinagem da linha de fundidos sob encomenda da empresa. Além dos recursos da mandriladora (acima citados), este torno ainda conta com recursos de fresamento e furação de peças.
Tanto a mandriladora quanto o torno são aptos a trabalhar peças de 18 t a 25 t, atendendo aos mercados de componentes estruturais, transportes, geração de energia e petróleo & gás.
Sobre a Altona
A empresa conta hoje com capacidade produtiva de 1.250 toneladas por mês, em um parque fabril de aproximadamente 40.000 m2 de área construída.
A sua atividade está estruturada em dois núcleos de produção: um de produtos repetitivos, que atende peças de até 500 kg de forma seriada, e outro de produtos sob encomenda, para fundidos com até 10 t, conforme demanda dos clientes.
Os fundidos Altona são exportados para mais de 25 países.