
No último dia 27 de agosto foi realizado, em Indaiatuba (SP), o Aluminium Day, evento voltado a profissionais da indústria de fundição e aplicações de aquecimento para alumínio. Organizado pelas empresas Inductotherm Group Brasil, Magma Software e Corona Cadinhos, o encontro reuniu especialistas nacionais e internacionais e contou com palestras, painéis técnicos e visita à fábrica da Inductotherm.
“Com nossos parceiros da Magma e da Corona Cadinhos, mostramos a importância da utilização do alumínio em produtos do nosso dia-a-dia, assim como em aplicações industriais. Foram apresentados equipamentos e processos para a transformação desse importante metal”, comentou Fernando Mauri, diretor comercial da Inductotherm.
Fábio Dequech, diretor da Corona Cadinhos, conta que sua empresa teve uma excelente percepção do Aluminium Day. “O número de participantes e o engajamento no intercâmbio de ideias superaram as expectativas, evidenciando a disposição do mercado e das empresas em buscar evolução constante. As palestras trouxeram informações altamente relevantes, abordando a evolução do mercado de alumínio, projeções para o futuro e oportunidades estratégicas de crescimento para o setor”.
O evento contou com o apoio a ABIFA e da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio). A primeira falou sobre o universo das fundições de alumínio no Brasil e a segunda mostrou o panorama nacional da produção de alumínio e derivados localizando o Brasil no contexto mundial.
Para Alcides Valle, consultor exclusivo do Grupo Inductotherm, o Brasil precisa reconhecer o alumínio enquanto um metal estratégico. Entre os destaques do evento, ele ressalta a apresentação, pela Inductotherm, do forno de fusão de alumínio ACUTRAK: “De instalação e operação bem simplificada esse forno é uma ferramenta importante para pequenas e medias fundições”.
A programação do evento trouxe debates sobre o mercado brasileiro de fundição, processos de alumínio com indução, simulação de lingotamento contínuo, vantagens do uso de cadinhos, custos de fusão e cenários do alumínio no Brasil.
“O Aluminium Day foi um evento muito positivo. Do ponto de vista da interação com empresas que fundem Alumínio, e eventualmente alguns outros metais não ferrosos. Nós tivemos uma troca de experiência muito positiva”, comentou Reinaldo Oliveira, gerente técnico comercial da Magma Engenharia. “Nós, da Magma, ministramos 2 palestras técnicas que abordaram temas relevantes ligados à gestão e competitividade. As outras empresas, na mesma linha, ministraram palestras alinhadas com o propósito do evento”, comentou.
Para Reinaldo, “eventos como esse são essenciais, pois promovem networking e geram proximidade entre as fundições”. A ABIFA parabeniza a realização do evento e destaca a relevância de iniciativas como essa, cuja realização contribui para ampliar o intercâmbio de experiências e estimular o desenvolvimento do setor.