ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Comissão de Suprimentos
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • CONAF
  • Contato
  • Eleição
    • Edital de Convocação da ABIFA – Eleições 2026
    • Cronograma e informações – Eleições 2026
    • Ficha de Qualificação
    • Associadas aptas a votar
20 de junho de 2018

Cade condena tabelamento dos preços do frete em parecer enviado ao STF

Cade condena tabelamento dos preços do frete em parecer enviado ao STF
20 de junho de 2018

Mais uma entidade manifestou-se contrária ao tabelamento de preços do frete rodoviário. Em comunicado divulgado em 18 de junho, o Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica afirma que a medida traz prejuízos à sociedade, podendo promover a geração de cartel. A avaliação está em parecer enviado ao STF – Supremo Tribunal Federal.

O documento destaca que “o tabelamento de preços mínimos acaba gerando, ao final, resultado semelhante ao de uma cartelização, ou seja, a uniformização dos preços de agentes que deveriam concorrer no mercado por meio da oferta de melhores serviços”.

O Cade ainda lembra que o tabelamento de preço é uma infração econômica punida anteriormente pelo próprio órgão de defesa da concorrência, citando os exemplos da condenação do tabelamento dos preços de serviços médicos, transporte de combustíveis e agências de viagens.

A entidade deixa clara a sua posição de que “o tabelamento, com o estabelecimento de preços mínimos, não apresenta benefícios ao adequado funcionamento do mercado e ao consumidor final, que arcará com os aumentos de preço decorrentes de tal medida”.

Artigo anteriorCNI entra com ação contra o tabelamento de preços do transporte rodoviárioPróximo artigo Indústria 4.0 também é realidade para as PMEs

Posts recentes

ANFAVEA: Produção de autoveículos cresce 15,2% em maio, melhor resultado para o mês desde 201919 de junho de 2026
Estudo da Fiesp revela desafios para a descarbonização da indústria18 de junho de 2026
“Se queremos avançar, a indústria precisa de um projeto de Estado”, afirma presidente da CNI12 de junho de 2026

Categorias

  • 1º Encontro ABIFA de Lideranças
  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Fundiexpo
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria
  • Indústria – Notícias
  • Internacional
  • Lançamento de livros
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

ABIFA ADF Areia Areia Descartada de Fundição Associadas Boletim Ciência CNI Comissão de Meio Ambiente CONAF créditos de carbono Dados descarbonização Economia ESG Estado Eventos Foundry Connection Fundidos Fundição Fundição nacional Impressão 3D Indústria Info Inovação Inteligência Artificial Internacional Lideranças meio ambiente Molde México Negócios Notícias Pesquisa Popular Produção Projetos de Lei Resíduos Rio Grande do Sul Stihl Sustentabilidade Tecnologia Universidade WordPress Índices setoriais