
A partir de agosto, a Comissão de Estudos de Matérias-Primas (CEMP) passou a contar com um novo coordenador: Wesley Estelito dos Santos, supervisor da Fundição LTK, empresa especializada na produção de itens em ferro fundido (cinzento e nodular).
“Desde que entrei para a área técnica da fundição, em 2017, venho acompanhando o trabalho da CEMP. Em 2024, passei a participar ativamente das reuniões e, agora, meu objetivo é contribuir com as revisões e o desenvolvimento de novas recomendações, além de colaborar na atração de novos participantes”, afirma Wesley.
Histórico
Criada em 1977, a CEMP tem como intuito avaliar métodos de ensaio, especificações e desenvolvimentos de materiais, além de definir procedimentos de verificação e calibração de equipamentos, amostragem e padronização de corpos de prova e materiais utilizados nos processos de fabricação.
Ao longo de sua trajetória, o trabalho da comissão resultou na compilação de uma série de recomendações que, em 2015, foram revisadas e publicadas na forma do Manual de Recomendações. Atualmente, o documento reúne 253 ensaios, disponíveis para consulta gratuita no site da ABIFA (acesse clicando aqui).
Wesley reforça a relevância da comissão para o setor: “A CEMP é de extrema importância para nortear o desenvolvimento de metodologias na análise das matérias-primas utilizadas na fundição. Meu interesse é trabalhar, junto aos demais membros, para que as ações gerem ainda mais conteúdo e recursos relevantes para as fundições”, conclui.
Novos conteúdos
Uma das novidades dessa nova coordenação é que, a partir de setembro a CEMP contará com uma coluna fixa na Revista Fundição & Matérias-Primas, onde serão publicados, mensalmente, resumos, normativas e comentários decorrentes das reuniões da Comissão.
As reuniões da CEMP acontecem bimestralmente, de forma remota. Os próximos encontros estão programados para os dias 2 de outubro e 4 de dezembro. O grupo reúne fundidores, fornecedores de insumos, fabricantes de equipamentos e consultores técnicos, que têm a oportunidade de apresentar ideias, revisar métodos e ampliar o conhecimento técnico do setor.
A participação de profissionais é fundamental para o avanço das atividades da comissão. Interessados em integrar a CEMP podem escrever para secretaria@abifa.org.br manifestando seu interesse.