
A reunião mensal da Comissão de Inovação e Tecnologia da ABIFA, realizada nesta quarta-feira (16), contou com duas apresentações distintas: na primeira parte, contemplou o Protalent, iniciativa de conexão entre a indústria e as universidades, promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL/SC); e, na segunda metade, a exposição teve como foco os sistemas de acabamento robotizado, contextualizando a atuação da Dalca Robótica, empresa especializada na construção de soluções automatizadas para fundições.
Neste mês, o encontro da Comissão, coordenada por Luíse Missner (AFM), reuniu 19 participantes. Desde março, as reuniões tem recebido convidados externos e representantes de empresas e iniciativas voltadas a exemplificar os modos como a tecnologia, a robotização e a Inteligência Artificial podem auxiliar as fundições na busca por inovação e competitividade.
Protalent: aproximando a indústria da universidade
A primeira apresentação foi conduzida por Mariana Aguiar Cargnin, agente de conexão da Protalent, programa desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), vinculado à FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina). O programa tem como objetivo estreitar os laços entre empresas e instituições de ensino superior, aproximando estudantes, professores e centros de pesquisa das demandas reais da indústria.
Com base em uma metodologia de bootcamp (um programa intensivo de treinamento profissional), o Protalent promove jornadas de três meses, nas quais empresas apresentam seus desafios e equipes acadêmicas atuam no desenvolvimento de soluções práticas. “O Protalent é basicamente uma ponte que traduz os desafios da indústria para a linguagem da universidade”, explicou a agente.
Ao final de sua apresentação, Mariana convidou Rubens Bonomini, representante da Fundição Santa Terezinha (FST) e participante da Comissão, a compartilhar a experiência recente da FST com o programa. “Para empresas menores, é difícil criar parcerias com universidades, e o Protalent nos ajudou nisso. A aproximação com talentos é fundamental, principalmente diante da dificuldade de atrair jovens para o setor”, relatou.
De fato, as fundições tem enfrentado certa escassez de mão de obra entre as novas gerações, como apontou a reportagem especial da última edição da Revista Fundição & Matérias Primas. Nesse sentido, programas como o Protalent podem ser um trunfo para estimular a conexão entre os jovens e o setor de fundição.
Acabamento robotizado
Na segunda parte da reunião da Comissão, Bruno Dal Fre, CEO da DALCA Brasil, realizou sua apresentação sobre soluções em acabamento robotizado para fundições. A empresa, especializada no desenvolvimento de tecnologia industrial para eficiência fabril, desenvolve sistemas automatizados de rebarbação, com foco na redução de custos operacionais, no aumento da produtividade e na melhoria das condições de trabalho.
Segundo Dal Fre, a viabilidade de implementação de projetos de automação depende de fatores como: o mix de peças produzidas; o tipo de material com qual a empresa trabalha; as quantidade e tipos de rebarba desejados; e o nível de flexibilidade necessário para o sistema.
O CEO da DALCA também compartilhou alguns casos de sucesso sobre a utilização de acabamento robotizado para rebarbação, a exemplo da Fagor-Ederlan, que obteve redução de 13 operadores através da instalação de duas células de rebarbação; da Farina, que identificou melhoria da qualificação da equipe e ganhos em qualidade e insumos com a adoção de células enclausuradas de rebarbação; e da Meber, que implantou um sistema de lixamento de metais não ferrosos que opera com autonomia por até duas horas e permite funcionamento ininterrupto com ambiente limpo e silencioso.
Reuniões periódicas
As reuniões da Comissão de Inovação e Tecnologia são realizadas mensalmente de maneira remota (através da plataforma Zoom) e são restritas às Associadas ABIFA. As comunicações são sempre enviadas anteriormente pela ABIFA por e-mail e divulgadas em nossas redes sociais. Para participar das reuniões, basta solicitar o link de acesso por e-mail para secretaria@abifa.org.br. Para participar como membro ativo do grupo da Comissão, escreva manifestando seu interesse para marketing@abifa.org.br.