ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
24 de julho de 2025

Comissão de Suprimentos da ABIFA analisa indexadores de mercado e discute o cenário das sobretaxas

Comissão de Suprimentos da ABIFA analisa indexadores de mercado e discute o cenário das sobretaxas
24 de julho de 2025

Na manhã do dia 24 de julho, a Comissão de Suprimentos da ABIFA realizou sua reunião mensal, contando com a participação de 15 representantes do setor de suprimentos de diferentes fundições.

A apresentação foi conduzida pelo coordenador da comissão, Diego Godoy (ALTONA), que, na primeira parte, introduziu aos presentes uma análise atualizada dos principais indexadores de sucata (gusa, sucata pesada, sucata shredded), bem como os indexadores de energia e os índices de importação e exportação.

Debate

Após a exposição do coordenador da comissão, os presentes comentaram suas impressões sobre o contexto atual do mercado. Foi pontuada a incerteza sobre o cenário futuro em relação aos impactos da sobretaxa sobre produtos brasileiros advindas dos Estados Unidos, sobretudo na cadeia do ferro e aço. Os membros relataram que a sucata ainda está atendendo a uma queda de preços, com reduções pontuadas mês a mês, com uma significativa redução no volume de exportações.

O segmento de gusa também foi apontado como crítico, com relatos sobre a possível paralisação de fornos e o risco de fechamento de siderúrgicas, caso a sobretaxa se mantenha. A dificuldade em reduzir o custo do carvão, apesar da queda no preço do minério, agrava a situação.

Além disso, entre os presentes, foi destacado que setores como o agrícola e o de caminhões (altamente dependentes para a produção) apresentam desempenho fraco, o que afeta diretamente a demanda da fundição.

Outro ponto de atenção foi a escassez de mão de obra qualificada, que tem dificultado o preenchimento de turnos e impactado o planejamento de produção em algumas empresas, assunto abordado na reportagem especial da Revista Fundição & Matérias-Primas desse mês.

Eventos

Ao final de sua apresentação, Diego também mencionou a proximidade de dois eventos relevantes para o setor de suprimentos que serão realizados em São Paulo: o Comprar Fórum e Expo 2025 e Ilos – Fórum Internacional Supply Chain.

O Comprar Fórum & Expo 2025 é um evento nacional voltado para profissionais de compras e supply chain, a ser realizado no dia 8 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca. A programação inclui apresentações de cases, palestras e exposição com fornecedores e patrocinadores (para mais informações, clique aqui).

Já o Ilos – Fórum Internacional Supply Chain, voltado à logística e gestão da cadeia de suprimentos no Brasil, será realizada nos dias 29 e 30 de outubro de 2025, no Sheraton WTC (Golden Hall), em São Paulo, e reunirá cerca de 120 palestrantes nacionais e internacionais (para mais informações, clique aqui).

Participação

A Comissão de Suprimentos da ABIFA realiza suas reuniões mensalmente de maneira remota (através da plataforma Zoom) e elas são restritas às associadas ABIFA. As comunicações são sempre enviadas anteriormente pela ABIFA por e-mail e divulgadas em nossas redes sociais.

Para participar da reunião, basta solicitar o link de acesso pelo e-mail  secretaria@abifa.org.br.
Para participar como membro ativo do grupo da Comissão, escreva manifestando seu interesse para  marketing@abifa.org.br.

Artigo anteriorComissão de Meio Ambiente da ABIFA atualiza acompanhamento dos Projetos de Lei que pautam a reutilização de resíduosPróximo artigo Produção de fundidos cresce em relação à 1ºsem/24, mas jun/25 expõe retração 

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Höganäs no Brasil reforça a sinergia entre indústria e universidade17 de setembro de 2025
WEG anuncia a construção de centro pioneiro em mobilidade elétrica em São Bernardo do Campo17 de setembro de 2025
STIHL cria espaço interativo sobre biodiversidade da Mata Atlântica em parceria com a PUC-RS17 de setembro de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

ABIFA Academia ADF Aluminium Day Alumínio Associadas Ciência comércio Coordenação créditos de carbono Dados Ensino Evento FabLab Foundry Connection Frete Fundição Fundição nacional Gestão de resíduos Indústria Info Inteligência Artificial Internacional ISO 14.001 LTK Matérias-primas meio ambiente Museu Negócios NOTÍCIAS parceria Parcerias Pesquisa Popular Preservação Projetos de Lei Prototipagem Resíduos Rio Grande do Sul Stihl Tecnologia thyssenkrup Universidade WordPress Índices setoriais