No dia 14 de junho, a ABIFA – Associação Brasileira de Fundição promoveu o circuito de palestras: “Linhas de Financiamento para o Setor de Fundição – Rota 2030”, em parceria com a ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
O evento aconteceu paralelamente ao CONAF/FENAF 2022 – Congresso e Feira Latino-Americana de Fundição, em São Paulo (SP).
ANFAVEA
A entidade abriu o evento, trazendo números do setor automotivo brasileiro, oitavo no ranking mundial, com participação no PIB industrial de 20% e no PIB total de 2,5% (ano base 2019).
Na sequência, foi feito um diagnóstico dos investimentos anunciados no setor, que contemplam R$ 55 bilhões (montadoras + autopeças), a serem aplicados entre 2022 e 2028, em inovação, novos produtos e propulsões alternativas (híbridos, elétricos, biocombustíveis).
Com relação aos desafios globais do setor, a entidade lista:
• Aumento de custos e redução da oferta de transporte internacional
• Desorganização da cadeia global de suprimentos (semicondutores, fundidos, plásticos, borracha)
• Inflação generalizada e persistente de insumos estratégicos
• Conflito Rússia/Ucrânia, que agrava a escassez e aumenta os custos
• Infraestrutura para absorção das novas tecnologias veiculares
• Custo de crédito e liberação de recursos
Já entre as oportunidades de crescimento do segmento automotivo brasileiro, a ANFAVEA aponta as seguintes:
• Mecanização do campo e expansão da safra agrícola
• Crescimento e manutenção da demanda (veículos pesados e máquinas agrícolas e de construção)
• Demanda reprimida (principalmente ocasionada pelo atraso na cadeia de suprimentos) e baixo índice de motorização
• Desenvolvimento e nacionalização de novas tecnologias
Veja, na ilustração abaixo, a avaliação da ANFAVEA com relação à indústria brasileira de fundição.
Segundo a entidade, o país e as próprias empresas devem priorizar:
• Linhas de financiamentos atrativas. Afinal, as fundições estão com carteiras cheias, precisando investir, porém têm dificuldades em obter crédito.
• Regularização do fornecimento de matérias-primas
• Melhora da gestão (governança e plano de sucessão)
• Uso das linhas do Programa Rota 2030 (treinamento, automação, inovação etc.)
Programa Rota 2030
O objetivo do Rota 2030 é ampliar a inserção global da indústria automotiva brasileira, atentando para as transformações mundiais, seja nos veículos e na forma de usá-los, seja na forma de produzi-los.
Não se trata de ampliar a competitividade do setor somente via redução de custos, mas também através da diferenciação tecnológica, de modo que ao final da vigência do programa o país esteja inteiramente inserido e no estado das artes da produção global de veículos automotores.
E a inovação, o investimento em P&D, é o caminho para isso, em todas as etapas do processo produtivo, passando necessariamente pela fundição.
Estratégias de financiamento para a fundição
No âmbito do Programa Rota 2030, há uma série de abordagens nas quais a fundição se encaixa, independentemente do seu porte.
EMBRAPII
A EMBRAPII foi aprovada pelo Conselho Gestor do Rota 2030 como coordenadora de um Programa Prioritário (PP) voltado ao atendimento das demandas da cadeia de fornecedores do setor de mobilidade e logística. O objetivo é fortalecer as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) desse segmento produtivo do país, com os recursos aportados no Programa.
Luciano Cunha, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais da EMBRAPII, explica que os recursos depositados no Programa EMBRAPII serão destinados exclusivamente à contratação de projetos de PD&I que sejam demandados por empresas do setor de mobilidade e logística, desenvolvendo tecnologia, produtos e processos; e realizados em parceria com as Unidades EMBRAPII. Os recursos oriundos do PP serão utilizados como contrapartida financeira da EMBRAPII, conforme o modelo de apoio financeiro já realizado pela instituição.
O Manual EMBRAPII para Empresas – Rota 2030 está disponível para download ou consulta em: https://embrapii.org.br/wp-content/images/2019/09/manual_rota_2030_em_baixa.pdf.
FINEP
O Programa Finep 2030 é um Programa Prioritário no âmbito do Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística do Governo Federal. Conforme apresentado por Maurício Syrio, superintendente de Inovação da FINEP, o seu objetivo é desenvolver a cadeia do setor automotivo por meio do fomento a projetos de todos os níveis de maturidade tecnológica (TRL 1 a 9), desde redes de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) até o apoio não reembolsável a empresas, seja por meio de investimento ou apoiando projetos inovadores.
O Programa terá R$ 70 milhões de recursos da Finep e pretende captar, em cinco anos, mais R$ 200 milhões junto a empresas habilitadas ao Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística.
Os recursos do Programa serão aplicados em todas as linhas programáticas definidas pelo Conselho Gestor dos Recursos do Rota 2030:
Linhas I – Incremento da produtividade da cadeia de fornecedores do setor automotivo, incluindo máquinas agrícolas e rodoviárias autopropulsadas;
Linhas II – Automação de processos, conectividade industrial e manufatura avançada na cadeia de fornecedores do setor automotivo incluindo máquinas agrícolas e rodoviárias autopropulsadas;
Linhas III – Aumento dos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação na cadeia de fornecedores do setor automotivo incluindo máquinas agrícolas e rodoviárias autopropulsadas;
Linhas IV – Fortalecimento da cadeia de ferramental e moldes destinados a produtos automotivos e;
Linhas V – Estímulo à produção de novas tecnologias relacionadas a biocombustíveis, segurança veicular e propulsão alternativa à combustão.
Informações adicionais: http://www.finep.gov.br/apoio-e-financiamento-externa/programas-e-linhas/finep-rota-2030.
FUNDEP
A FUNDEP foi aprovada como coordenadora de duas Linhas do Programa: Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas; e Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão.
A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas visa solucionar as dificuldades de empresas com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.
A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia de ferramentarias.
Os eixos de atuação desta Linha são: Projeto do ferramental; Processos de fabricação; Cadeia 4.0; Certificação; Formação e Empreendedorismo.
Os detalhes estão em: https://rota2030.fundep.ufmg.br/.
SENAI
O SENAI é uma das instituições aprovadas pelo Ministério da Economia para atuar no programa Rota 2030.
Segundo Roberto de Medeiros Junior, gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI-DN, o programa Prioritário Alavancagem de Alianças para o Setor Automotivo atua em três linhas de trabalho: desenvolvimento de competências (MBI, oficinas de produtividade, digitalização e Indústria 4.0); ações para aumento da produtividade da cadeia (avaliação de maturidade, consultorias em lean e em digitalização) e aumento de recursos para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (empreendedorismo industrial, alianças e desafios automotivos).
Para informações adicionais, acesse: https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/rota-2030/. Ou escreva para: rota2030@senaicni.com.br.