ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • SIFESP
    • Associadas SIFESP
    • Diretoria SIFESP
    • Conveção Coletiva
      • Acesso para Associados
      • Não associado – SIFESP
    • Emissão de boletos SIFESP
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
3 de abril de 2023

Confiança da Indústria aumenta em março

Confiança da Indústria aumenta em março
3 de abril de 2023

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), do FGV IBRE, subiu 2,4 pontos em março, para 94,4 pontos; maior nível desde outubro de 2022 (95,7 pontos). Em médias móveis trimestrais, após cinco meses de queda consecutiva e um de estabilidade, esse é o primeiro resultado positivo, variando 0,4 ponto, para 93,2 pontos.

Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE, faz a seguinte análise: “Após dois meses em queda, a confiança da indústria voltou a subir em março, influenciada pela melhora das expectativas em relação aos próximos meses. Há uma perspectiva mais favorável para a produção e novas contratações, que parece mirar um horizonte melhor da tendência dos negócios nos próximos seis meses. Contudo, os empresários ainda percebem dificuldades, enfrentando os problemas no escoamento dos estoques, fruto do nível baixo de atividade no momento. Apesar da sinalização positiva, é necessário cautela, considerando o cenário ainda de alta incerteza econômica.”

Em março, houve alta da confiança em 13 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela Sondagem. O resultado reflete maior otimismo nas perspectivas em relação aos próximos meses, apesar da piora da percepção sobre a situação atual.

O Índice Situação Atual (ISA) recuou 1,3 ponto, para 91,5 pontos, menor nível desde junho de 2020 (89,1 pontos).

Já o Índice de Expectativas (IE) avançou 6,1 pontos para 97,5 pontos, maior nível desde setembro de 2022 (98,0 pontos).

Entre os quesitos que integram o ISA, o indicador que mede o nível de estoques foi o que mais influenciou negativamente, ao recuar 2,7 pontos, para 109,3 pontos. Quando este indicador está acima de 100 pontos, sinaliza que a indústria está operando com estoques excessivos (ou acima do desejável).

Em menor proporção, a percepção dos empresários em relação à situação atual dos negócios e o nível de demanda recuaram 0,8 ponto, para 92,1 pontos, e 0,3 ponto para 92,5 pontos, respectivamente.

Em relação às perspectivas futuras, os empresários projetam otimismo sobre as contratações. O indicador que mede o emprego previsto para os próximos três meses avançou 7,0 pontos, para 101,8, retornando ao patamar observado em outubro de 2022.

No mesmo horizonte de tempo, a produção prevista avançou 5,9 pontos, para 96,4 pontos; o melhor resultado desde junho de 2022 (102,9 pontos).

No horizonte mais longo, de seis meses, houve melhora da tendência dos negócios, com alta de 4,8 pontos no indicador, alcançando 94,2 pontos; o melhor resultado desde setembro de 2022 (98,5 pontos).

Apesar da alta, o indicador se mantém abaixo do nível de neutralidade desde setembro de 2021 (102,7 pontos).

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria subiu 0,3 ponto percentual, para 79,0%, após recuar por oito meses consecutivos.

Fonte: FGV IBRE.

A edição de março de 2023 da pesquisa coletou informações de 1.041 empresas entre os dias 01 e 24 do mês.

 

Artigo anteriorABIFA e SIFUMG realizam evento técnico em MGPróximo artigo ABIFA firma parcerias com instituições de ensino técnico, com vistas a combater apagão de mão de obra do setor

Posts recentes

Comissão de Inovação e Tecnologia da ABIFA debate IA aplicada à manutenção preditiva de ativos18 de junho de 2025
E-books ABIFA: uma vitrine de fornecedores do setor de fundição13 de junho de 2025
Comissão de Meio Ambiente da ABIFA acompanha projetos de lei que pautam a reutilização de resíduos10 de junho de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • CONAF
  • Cursos
  • Eventos
  • FENAF
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

2022 ABIFA ABIFER ADF Comissão de Inovação e Tecnologia comissão de meio ambiebte comércio créditos de carbono descarbonização Ebooks ESG faturamento Frete indústria 4.0 Info Inteligência Artificial investimentos LTK Manutenção Preditiva meio ambiente NOTÍCIAS Notícias parceria Popular Revista Fundição & Matérias-Primas Stihl thyssenkrup Transporte Vale-pedágio WordPress
X