ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Comissão de Suprimentos
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Eventos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • Oportunidades
  • Contato
14 de dezembro de 2018

Decreto prevê incentivos a montadoras que comprarem ferramentais no Estado de SP

Decreto prevê incentivos a montadoras que comprarem ferramentais no Estado de SP
14 de dezembro de 2018

A ideia é que parte dos créditos retidos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sejam devolvidos às indústrias automotivas que comprarem das ferramentarias instaladas no Estado de São Paulo, cuja competitividade foi abalada com a concorrência principalmente da China. O decreto nº 63.785 foi assinado pelo governador Márcio França, mas a sua efetivação depende da regulamentação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, o que, espera-se, aconteça ainda esse ano.

A iniciativa do Pró-Ferramentaria partiu do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em conjunto com a ANFAVEA – Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, ABINFER – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais e ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, segundo a qual cerca de 100 das 1.852 ferramentarias instaladas no país estão localizadas no Grande ABC.

O acordo foi assinado em agosto de 2017, mas somente em 9 de novembro foi publicado no Diário Oficial.

Quando entrar em vigor, a projeção é que a medida injete R$ 5 milhões no caixa das montadoras, que além destes incentivos, ainda ganharão com a facilitação do transporte e logística dos itens.

Artigo anteriorMulta sobre quem descumprir Lei do Frete volta a valerPróximo artigo 39ª Festa do Fundidor reúne 1 mil profissionais do setor em Joinville

Posts recentes

Esclarecimentos sobre o reaproveitamento seguro da Areia Descartada de Fundição (ADF) e o lançamento do livro “Areias Mortais de Fundição”15 de setembro de 2026
ABIFA leva ao 8º Encontro Gaúcho de Fundidores panorama do setor e ações da entidade10 de setembro de 2026
ABIFA apoia o 8º Encontro Gaúcho de Fundidores em Caxias do Sul (RS)8 de setembro de 2026

Categorias

  • 1º Encontro ABIFA de Lideranças
  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Ciência e Tecnologia
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Entrevista
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Fundiexpo
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria
  • Indústria – Notícias
  • Internacional
  • Lançamento de livros
  • Meio Ambiente
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

8º Encontro Gaúcho de Fundidores ABIFA ADF Areia Areia Descartada de Fundição Associadas Boletim Ciência CNI Comissão de Meio Ambiente CONAF créditos de carbono Dados descarbonização Economia ESG Eventos Exportação Feiras FENAF Foundry Connection Fundidos Fundição Fundição nacional Indústria Info Inovação Inteligência Artificial Internacional Lideranças meio ambiente Negócios Notícias Pesquisa Popular Produção Projetos de Lei Resíduos Rio Grande do Sul Stihl Sustentabilidade Tecnologia Universidade WordPress Índices setoriais