ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
9 de março de 2022

Desempenho do setor automotivo tem melhora discreta em fevereiro

Desempenho do setor automotivo tem melhora discreta em fevereiro
9 de março de 2022

Segundo balanço divulgado pela ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, após um janeiro “mais fraco, a indústria automobilística apresentou discreta melhora nos indicadores em fevereiro”.

Produção

Mesmo com um dia útil a menos, o mês fechou com a produção de 165,9 mil unidades; +14,1% em relação a janeiro.

Com isso, o primeiro bimestre de 2022 é encerrado com desempenho -21,7% inferior ao do mesmo período de 2021, quando a crise de abastecimento de semicondutores não era uma realidade.

Licenciamentos

Os licenciamentos totalizaram 129,3 mil autoveículos em fevereiro, +2,2% em relação a janeiro e -22,8% sobre fevereiro de 2021.

Luiz Carlos Moraes, presidente da ANFAVEA, afirma que é esperada “uma boa reação do mercado em março, um mês mais longo, sem feriados, com vários modelos com preços reduzidos nas lojas e historicamente mais aquecido que janeiro e fevereiro”.

Exportações

As exportações do setor surpreenderam positivamente, com o embarque de 41,4 mil unidades em fevereiro, +49,6% do que em janeiro e +25,4% que em fevereiro de 2021.

No acumulado do bimestre, os embarques cresceram +17,3% sobre igual período do ano passado.

Redução do IPI e guerra na Ucrânia

A redução de -18,5% do IPI para automóveis e comerciais leves foi recebida com entusiasmo pelo setor. “É sempre muito bem-vinda qualquer proposta que alivie a pesada carga tributária sobre a indústria de transformação no Brasil. A redução do Custo Brasil, embora ainda tímida, é benéfica não só para o setor industrial, mas também para a geração de empregos, para os consumidores e para a sociedade como um todo”, afirmou Moraes.

Por outro lado, há a invasão da Ucrânia pela Rússia. Nas palavras do presidente, “ainda é cedo para avaliarmos os inevitáveis reflexos negativos sobre a economia global e sobre o fluxo da cadeia logística do nosso setor, mas estamos atentos e preparados para mitigar os danos e buscar alternativas em caso de falta de insumos ou componentes”.

Artigo anteriorPrimeiro bimestre aponta tendência positiva para setor de implementos rodoviáriosPróximo artigo ABIFA - Manifesto sobre reajustes de preços do ferro-gusa

Posts recentes

Comissão de Estudos de Matérias-Primas (CEMP) anuncia nova coordenação14 de agosto de 2025
ABIFA parabeniza CNI pelos 87 anos de história, em defesa da indústria brasileira13 de agosto de 2025
Produção de fundidos cresce em relação à 1ºsem/24, mas jun/25 expõe retração 31 de julho de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

2022 ABIFA ABIFER ADF Aniversário Boletim CEMP CNI Comissão de Inovação e Tecnologia comissão de meio ambiebte comércio Coordenação créditos de carbono descarbonização Ebooks Economia ESG faturamento Frete Indústria indústria 4.0 Info Inteligência Artificial investimentos LTK Manutenção Preditiva Matérias-primas meio ambiente NOTÍCIAS Notícias parceria Popular Revista Fundição & Matérias-Primas Stihl thyssenkrup Transporte Vale-pedágio WordPress Índices setorias