Em outubro, a ABIFA formalizou uma relação intersindical com a FEDIMETAL – Federación Ecuatoriana de Industrias del Metal, a fim de estreitar as relações entre as suas Associadas, promover o intercâmbio de informações técnicas e de mercado, além de participar de congressos, reuniões plenárias e missões internacionais de promoção das indústrias equatorianas e brasileiras no exterior.
Fundada em 1994, a FEDIMETAL representa empresas do setor siderúrgico e metalmecânico, fabricantes de peças fundidas, bens de capital, estruturas de aço, laminação etc.
Hernán Vega, presidente da FEDIMETAL, e Fernando Cháves, diretor, aproveitaram a Reunião Plenária da ABIFA, realizada em 24 de outubro, para apresentar o setor metalmecânico equatoriano, cuja capacidade anual é de 3.268 milhões de toneladas. As exportações do setor são, em média, de 330 milhões de toneladas anuais. O segmento totaliza 11.050 empresas, principalmente de micro (81%) e pequeno (15%) porte.
A indústria metalmecânica do Equador responde por 10% a 15% do PIB industrial e de 1,5% a 3% do PIB nacional, gerando 93 mil empregos diretos e 400 mil indiretos.