ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Comissão de Suprimentos
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Eventos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • Oportunidades
  • Contato
15 de setembro de 2026

Esclarecimentos sobre o reaproveitamento seguro da Areia Descartada de Fundição (ADF) e o lançamento do livro “Areias Mortais de Fundição”

Esclarecimentos sobre o reaproveitamento seguro da Areia Descartada de Fundição (ADF) e o lançamento do livro “Areias Mortais de Fundição”
15 de setembro de 2026

Tomamos conhecimento do recente lançamento da obra “Areias Mortais de Fundição”, cujo conteúdo propaga alarmismo sobre o reaproveitamento da Areia Descartada de Fundição (ADF), sugerindo a destinação em aterros como a única alternativa razoável.

Embora a publicação tente lançar dúvidas sobre o setor, todas as conjecturas e afirmações presentes no livro foram respondidas ponto a ponto, com absoluto rigor técnico e embasamento científico, pela Dra. Raquel Luísa Pereira Carnin, sócia da Nova Era Soluções Ambientais e Coordenadora da Comissão de Meio Ambiente da ABIFA no artigo “Areia descartada de fundição: ciência, segurança ambiental e economia circular”, disponível na íntegra no link a seguir: CLIQUE AQUI PARA LER.

Sabemos bem dos interesses econômicos por trás de discursos dessa natureza, que visam desencorajar a inovação no setor, seja por parte de quem investiu na exploração de aterros e busca manter a dependência dessa alternativa, seja por empresas que relutam em investir na gestão moderna de seus resíduos.

Da nossa parte, a ABIFA reitera seu compromisso histórico de evidenciar as melhores práticas para a indústria. Continuaremos defendendo o reaproveitamento inteligente, sustentável e economicamente viável para as fundições, sempre pautados pelas evidências científicas e pela rigorosa conformidade ambiental.

Para discutir este e outros temas fundamentais para o nosso segmento, convidamos todas as fundições, associados e fabricantes de equipamentos de regeneração e tratamento de areia a participarem ativamente da Comissão de Meio Ambiente da ABIFA, cujas reuniões acontecem regularmente de forma online.

Para mais informações e inscrições nas reuniões da Comissão, entre em contato pelo e-mail: secretaria@abifa.org.br.

Artigo anteriorABIFA leva ao 8º Encontro Gaúcho de Fundidores panorama do setor e ações da entidade

Posts recentes

Esclarecimentos sobre o reaproveitamento seguro da Areia Descartada de Fundição (ADF) e o lançamento do livro “Areias Mortais de Fundição”15 de setembro de 2026
ABIFA leva ao 8º Encontro Gaúcho de Fundidores panorama do setor e ações da entidade10 de setembro de 2026
ABIFA apoia o 8º Encontro Gaúcho de Fundidores em Caxias do Sul (RS)8 de setembro de 2026

Categorias

  • 1º Encontro ABIFA de Lideranças
  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Ciência e Tecnologia
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Entrevista
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Fundiexpo
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria
  • Indústria – Notícias
  • Internacional
  • Lançamento de livros
  • Meio Ambiente
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

8º Encontro Gaúcho de Fundidores ABIFA ADF Areia Areia Descartada de Fundição Associadas Boletim Ciência CNI Comissão de Meio Ambiente CONAF créditos de carbono Dados descarbonização Economia ESG Eventos Exportação Feiras FENAF Foundry Connection Fundidos Fundição Fundição nacional Indústria Info Inovação Inteligência Artificial Internacional Lideranças meio ambiente Negócios Notícias Pesquisa Popular Produção Projetos de Lei Resíduos Rio Grande do Sul Stihl Sustentabilidade Tecnologia Universidade WordPress Índices setoriais