ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Comissão de Suprimentos
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Eventos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • Oportunidades
  • Contato
14 de outubro de 2022

Farina completa 136 anos, com tradição, responsabilidade e dedicação constante

Farina completa 136 anos, com tradição, responsabilidade e dedicação constante
14 de outubro de 2022

A ABIFA – Associação Brasileira de Fundição parabeniza a empresa Farina pelos 136 anos de atuação no mercado de autopeças fundidas e usinadas para a indústria automotiva pesada, de máquinas agrícolas e máquinas em geral.

Foto Farina

A história da Farina remonta a 1886, quando por Giuseppe Farina, imigrante italiano, iniciou uma ferraria na cidade de Bento Gonçalves (RS), a Officina de Ferreiro de Farina Giuseppe.

Logo a empresa começou a produzir artefatos para indústrias que também começavam na região, a exemplo de parafusos para o setor ferroviário. A evolução quase natural levou a pequena empresa (na época) a iniciar atividades de fundição.

Em 1969, o controle acionário da então Irmãos Farina mudou de mãos, mas manteve um dos ramos da tradicional família. Nascia a Farina S.A. Fundição e Metalurgia, que em 1976 iniciava a produção de ferro fundido nodular.

Em 2020, a Revista FMP entrevistou Ayrton Giovannini, diretor da empresa. Confira a matéria completa em: https://www.abifa.org.br/revista31/#p=24

Artigo anteriorCurso de graduação: Processos MetalúrgicosPróximo artigo ABIFA obtém vitória em processo sobre exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS

Posts recentes

ABIFA leva ao 8º Encontro Gaúcho de Fundidores panorama do setor e ações da entidade10 de setembro de 2026
ABIFA apoia o 8º Encontro Gaúcho de Fundidores em Caxias do Sul (RS)8 de setembro de 2026
A transformação da mão de obra na fundição e as estratégias para atrair talentos na Indústria 4.0 – Entrevista com o SENAI8 de setembro de 2026

Categorias

  • 1º Encontro ABIFA de Lideranças
  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Ciência e Tecnologia
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Entrevista
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Fundiexpo
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria
  • Indústria – Notícias
  • Internacional
  • Lançamento de livros
  • Meio Ambiente
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

8º Encontro Gaúcho de Fundidores ABIFA ADF Areia Descartada de Fundição Associadas Boletim Ciência CNI Comissão de Meio Ambiente CONAF créditos de carbono Dados descarbonização Economia ESG Eventos Exportação Feiras FENAF Foundry Connection Frotas Fundidos Fundição Fundição nacional Indústria Info Inovação Inteligência Artificial Internacional Lideranças meio ambiente Negócios Notícias Pesquisa Popular Produção Projetos de Lei Resíduos Rio Grande do Sul Stihl Sustentabilidade Tecnologia Universidade WordPress Índices setoriais