Em 1 de dezembro, trabalhadores do setor de fundição e metalurgia, alunos e ex-alunos da Escola Técnica Tupy (ETT), professores, familiares e a comunidade reuniram-se no Campus Park UniSociesc, em Joinville (SC), para mais uma edição da Festa do Fundidor de SC.
O evento começou com uma homenagem a Santa Bárbara, padroeira dos fundidores.
Nesta edição, o título de Fundidor do Ano foi oferecido a Wilson Madeira, funcionário da Tupy desde 1996. Em 2013, ele assumiu a Diretoria de Manufatura. Técnico Metalúrgico, Wilson Madeira tem formação em Engenharia de Fundição, Engenharia de Segurança e Engenharia de Operações de Fabricação Mecânica.
O título de Fundidor do Ano foi entregue a Wilson Madeira por Zelio Junkes, homenageado em 2022.
Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Tupy, também foi homenageado na Festa do Fundidor de SC. Ele recebeu a chave da ETT das mãos dos ex-professores Oswaldo Pereira e Laurilo Scremin, precursores da escola.
Segundo Cinthia Tamara Vieira Rocha, diretora da UniSociesc/ETT, a chave é parte do acervo de memórias da Escola Técnica Tupy e representa o conhecimento, a educação e o legado da Tupy na criação da escola técnica, que hoje é referência na formação de profissionais em diversas áreas do conhecimento.
Prestes a completar 65 anos, a Escola Técnica Tupy ainda exibiu o trailer do documentário que conta a história da instituição. A produção “Um passado presente: memórias da Escola Técnica Tupy”, foi capitaneada por Fabrício Porto, professor da UniSociesc e ex-aluno da ETT. O documentário será lançado em março de 2024, para celebrar o aniversário da instituição.