A Gerdau, empresa siderúrgica de capital aberto, fará algumas mudanças no processo de layoff (suspensão temporária de trabalhadores) que estava previsto para ocorrer em dezembro na usina da empresa em Divinópolis. Nesse procedimento, os operários seriam dispensados do trabalho, mas continuariam contratados e recebendo salário. Para o presidente regional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Afonso Gonzaga, o anúncio gera entusiasmo.
Com a alteração feita pela empresa, as áreas de aciaria e alto-forno da usina não serão mais paralisadas. Em nota ao G1, a siderúrgica informou que apenas trabalhadores do setor de laminação terão as atividades suspensas, mas o total de empregos afetados não foi repassado.
A empresa afirma que melhorias na previsão de exportações de aço para o mercado internacional foram o motivo da mudança. “A decisão [de não iniciar o layoff em dezembro] foi tomada em decorrência da recente mudança do cenário de negócios de exportação, com o surgimento de oportunidades de curto prazo no mercado internacional”, diz a nota.
Fonte: G1