ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
4 de março de 2023

Governo de São Paulo reduz carga tributária de setores produtivos até o final de 2024

Governo de São Paulo reduz carga tributária de setores produtivos até o final de 2024
4 de março de 2023

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou alguns decretos que reduzem a carga tributária de segmentos diversos do setor produtivo paulista até 31 de dezembro de 2024. As medidas têm o objetivo de reduzir o custo de produção e estimular a economia no Estado de São Paulo.

Impostos SP

Segundo Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda e Planejamento, “o conjunto de benefícios tributários estão relacionados à retomada da competitividade do setor econômico e corporativo paulista”.

Os benefícios – alguns renovados e outros concedidos pela primeira vez – têm potencial para promover novos investimentos e gerar uma ampla oferta de empregos.

Os decretos concedem isenção, redução de base de cálculo, crédito outorgado ou diferimento do ICMS aos produtores de soja, fabricantes de suco de fruta e bebidas à base de leite, à geração de energia elétrica, indústria de informática, empresas de data center, fabricantes de embalagens metálicas e medicamentos, entre outros.

“Esse é um ato em prol da indústria de São Paulo. Estamos acionando todas as alavancas disponíveis para promover o desenvolvimento no Estado. A nossa caminhada vai ser no sentido de promover a reindustrialização do Estado e de promover a competitividade da indústria paulista. Nossa expectativa é que a renúncia, mesmo que em um primeiro momento leve a uma redução de arrecadação, alavanque os investimentos no Estado, com a geração de emprego e renda” (Tarcísio de Freitas, governador).

A medida também reverte os efeitos do ajuste fiscal implementado em 2020, que havia reduzido os benefícios fiscais em razão da pandemia.

No caso da energia elétrica, os benefícios incluem: Isenção do ICMS para geração distribuída de energia elétrica e centrais geradoras com potência instalada de até 1 MW (megawatts), ou de até 5 MW (megawatts) quando se tratar de geradora de energia elétrica solar fotovoltaica.

Confira a lista completa dos setores favorecidos e respectivos benefícios em: https://portal.fazenda.sp.gov.br/Noticias/Paginas/Governo-de-S%C3%A3o-Paulo-reduz-carga-tribut%C3%A1ria-de-setores-produtivos-at%C3%A9-o-final-de-2024.aspx .

Fonte: Secretaria da Fazenda e Planejamento – Governo do Estado de São Paulo

Artigo anteriorFENAF 2024 é lançada, com espaço recorde já comercializadoPróximo artigo Empresas Randon alcançam novo recorde anual em receita líquida consolidada

Posts recentes

Lideranças do sul avaliam como assertiva iniciativa promovida pela ABIFA17 de outubro de 2025
1º Encontro ABIFA de Lideranças receberá autor do livro “Fundição Analítica”13 de outubro de 2025
ABIFA assina manifestação do FNI ao Senado em prol da defesa comercial para a indústria8 de outubro de 2025

Categorias

  • 1º Encontro ABIFA de Lideranças
  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Lançamento de livros
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

1º Encontro ABIFA de Lideranças ABIFA Academia ADF Ciência créditos de carbono Câmeras Dados Encontro Ensino Eventos FabLab FNI Foundry Connection Fundição Fundição nacional Fórum Nacional da Indústria Gestão de resíduos Indústria Info Inteligência Artificial ISO 14.001 Lançamento Lideranças Liderançzs Livro meio ambiente Museu Negócios Networking Pesquisa Popular Preservação Projetos de Lei Prototipagem Resíduos Rio Grande do Sul Senado Stihl Tecnologia Universidade Visibilidade WordPress Índices setoriais Índices setorias