No dia 4 de setembro de 2025, a Höganäs no Brasil teve o prazer de participar da inauguração oficial do FabLab – Laboratório de Prototipagem Rápida do Centro Universitário Facens, em Sorocaba (SP). O evento celebrou a conclusão de uma jornada de dois anos entre a concepção e a entrega do espaço, viabilizado com apoio da FINEP, por meio do projeto COMPRACETH.
A presença da Höganäs foi marcada pela participação dos colaboradores Ana Luiza Queiroz, Camila Assis e Octavio Schichi, que acompanham de perto o desenvolvimento do projeto por meio da parceria com o professor Antonio Carlos Gomes, referência em iniciativas voltadas à metalurgia do pó e à manufatura aditiva, e parceiro estratégico da empresa.

O novo laboratório conta com uma estrutura ampla, moderna e criativa, pensada para estimular o desenvolvimento de projetos multidisciplinares. O espaço será explorado por cursos como Engenharias, Arquitetura, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Enfermagem, oferecendo uma experiência prática de aprendizado, prototipagem e inovação.
Entre os destaques está a impressora 3D OmniTek, que realiza impressão com pós-metálicos por Fusão Seletiva a Laser (SLM), tecnologia presente em menos de 30 equipamentos no Brasil, majoritariamente em instituições de ensino. A iniciativa abre portas para uma sinergia concreta entre indústria e academia, com os equipamentos disponíveis para uso empresarial mediante contratação, além de oferecer uma jornada completa de capacitação, desde o projeto até a fabricação da peça.
Para a Höganäs no Brasil, o FabLab Facens representa uma oportunidade estratégica de ampliar o desenvolvimento de projetos com potenciais clientes da região, promovendo o uso de pós metálicos em aplicações reais, embora a empresa já tenha iniciativas em outras localidades, a proximidade com Mogi das Cruzes fortalece essa nova frente, tornando a colaboração mais ágil e acessível.
A Höganäs compartilha com a Facens o propósito de atrair, capacitar e difundir tecnologias que transformam o futuro da manufatura, agora, ainda mais perto de nós.
Fonte: Höganäs (Site)