Após dez anos no Brasil, a Hyundai inaugurou sua primeira fábrica de motores na América Latina, na cidade de Piracicaba (SP). Até então, os propulsores eram importados da Coreia do Sul.
A nova unidade, com área construída de 17.721 m², tem capacidade inicial para a produção de 70 mil motores por ano, empregando 256 (novos) funcionários. A sua construção contou com aportes de R$ 500 milhões.
Os motores fabricados em Piracicaba equiparão o modelo HB20, automóvel mais vendido no Brasil em 2021 e líder neste ano, com 61.909 unidades até agosto.
De acordo com a empresa, a fábrica brasileira opera com tecnologias alinhadas aos conceitos de indústria 4.0, com as mesmas características das outras 12 fábricas do grupo no mundo.
Inclusive, é a primeira a utilizar um robô móvel autônomo (AMR), que otimiza o transporte de peças, reduzindo em 50% o espaço necessário para as peças na linha de produção, graças a um sistema integrado que dispensa a necessidade de acúmulo de itens estocados nos setores. Também proporciona melhor flexibilização da linha para a produção de novos produtos, uma vez que o abastecimento se adapta automaticamente às necessidades programadas.
Em dez anos de operação, a fábrica da Hyundai em Piracicaba já fabricou 1,7 milhão de unidades do HB20 e do Creta. Com três turnos de produção, a planta tem capacidade para produzir 210 mil veículos por ano.