ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Comissão de Suprimentos
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Eventos
  • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • Contato
  • Eleição
    • Edital de Convocação da ABIFA – Eleições 2026
    • Cronograma e informações – Eleições 2026
    • Ficha de Qualificação
    • Associadas aptas a votar
18 de setembro de 2020

Indústria automobilística recupera-se mês a mês

Indústria automobilística recupera-se mês a mês
18 de setembro de 2020

Segundo divulgado pela ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, o mês de agosto registrou os melhores números desde o início da pandemia da COVID-19, o que comprova que a crise mais aguda ficou delimitada ao segundo trimestre.

Na comparação com julho, a produção de autoveículos se destacou (210,9 mil unidades), com crescimento de +23,6%.

Os licenciamentos (183,4 mil) cresceram +5,1%, ao passo que as exportações (28,1 mil) caíram -3,4%.

Com relação à produção de caminhões, o crescimento em agosto foi de +7,3% na comparação com julho, somando 7.316 unidades. Trata-se da quarta alta seguida desde abril, quando a produção caiu 95% em razão da pandemia.

No entanto, em agosto foi registrada uma retração dos emplacamentos de caminhões (8,1 mil unidades) diante julho (-15,3). No acumulado do ano, o recuo do segmento é de -14,9% nas vendas e -17,8 nas exportações.

Os caminhões pesados e semipesados têm registrado os melhores resultados na quantidade de unidades fabricadas, com 23.999 pesados e 14.402 semipesados produzidos no ano. Este crescimento é impulsionado pelo mercado interno, principalmente em função dos bons resultados do agronegócio.

Pelo mesmo motivo, o desempenho do setor de máquinas agrícolas e rodoviárias foi o menos prejudicado pela pandemia. No acumulado do ano, as vendas internas atingiram 28,5 mil unidades, +1,8% que no mesmo período de 2019.

Por outro lado, a queda acumulada de -33,9% nas exportações prejudicou a produção, que encolheu -21,5% nos oito primeiros meses deste ano.

Artigo anteriorSENAI lança programa de Aprendizagem 4.0, visando à futura mão de obra da indústriaPróximo artigo Sondagem Industrial mostra recuperação do setor e alta no emprego em agosto

Posts recentes

Governo amplia acesso de exportadores e fornecedores ao Plano Brasil Soberano25 de agosto de 2026
Comissão de Meio Ambiente da ABIFA acompanha PLs, debate norma ABNT e resiliência a eventos climáticos18 de agosto de 2026
ABM Week 2026: evento comemora sua décima edição, reunindo ciência, tecnologia e indústria em uma programação abrangente6 de agosto de 2026

Categorias

  • 1º Encontro ABIFA de Lideranças
  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Ciência e Tecnologia
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Fundiexpo
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria
  • Indústria – Notícias
  • Internacional
  • Lançamento de livros
  • Meio Ambiente
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

ABIFA ADF Areia Descartada de Fundição Associadas Boletim Ciência CNI Comissão de Meio Ambiente CONAF créditos de carbono Dados descarbonização Economia Escória ESG Eventos Exportação Feiras FENAF Foundry Connection Fundidos Fundição Fundição nacional Governo Federal Indústria Info Inovação Inteligência Artificial Internacional Lideranças meio ambiente Negócios Notícias Pesquisa Popular Produção Projetos de Lei Resíduos Rio Grande do Sul Stihl Sustentabilidade Tecnologia Universidade WordPress Índices setoriais