“O crescimento consistente das vendas desde a metade do ano passado vem, aos poucos, puxando para cima o ritmo da produção de autoveículos no Brasil, apesar da baixa nas exportações”. Esse é o resumo do balanço do primeiro trimestre divulgado pela ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
Produção
A produção de 195,8 mil autoveículos em março foi a melhor em quatro meses e superou em +3,2% o volume de fevereiro.
No acumulado do 1T, 538 mil unidades deixaram as linhas de montagem, +0,4% do que no mesmo período do ano passado.
Márcio de Lima Leite, presidente da entidade, segue confiante: “Acreditamos que os próximos meses serão marcados por aumento contínuo na produção, por isso apostamos muito na nossa previsão de alta de +6% para o ano”.
Se essa reação mais relevante ainda é aguardada para a produção de automóveis e comerciais leves, para o segmento de pesados, ela já é realidade.
Entre os meses de janeiro e março, a produção de caminhões somou 29,3 mil unidades, +19,7% acima do mesmo período de 2023.
Para ônibus, a alta foi ainda maior, de +61,6%, com 6,5 mil chassis fabricados.
Emplacamentos
Nas vendas internas, o indicador mais revelador do aquecimento é o da média diária de emplacamentos, que dilui o efeito da quantidade de dias úteis em cada período, de acordo com a ANFAVEA.
A média de 9,4 mil unidades em março cresceu +7,9% em relação a fevereiro e +8,5% sobre março de 2023.
No ano, a média diária de emplacamentos já é +2,6% superior à do primeiro trimestre de 2023.
O total de vendas em março foi de 187,7 mil unidades, mês com três dias úteis a menos que março do ano passado.
Na comparação com fevereiro, houve acréscimo de +13,6%.
O volume acumulado no 1T é de 515 mil autoveículos, +9,1% a mais que no ano passado.
Exportações
A exportação acumulada (1T) se manteve (28%) abaixo na comparação com 2023, embora os embarques de março tenham sido os maiores em sete meses, com elevação de +6,5% sobre fevereiro.
Assinatura do Mover e novos investimentos
Desde o final de 2023, a ANFAVEA vem comemorando os anúncios de investimento do setor, que já configuram um recorde histórico.
Com novos aportes de fabricantes anunciados no último mês, o ciclo atual já supera R$ 123 bilhões de investimentos ativos desde 2021, sem contar os do restante da cadeia automotiva.