A indústria de implementos rodoviários iniciou 2022 apresentando o melhor volume de emplacamentos em janeiro dos últimos sete anos: 11.656 produtos.
“O resultado indica que podemos ter um ano promissor para os negócios da indústria”, afirma José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
Para o executivo, ainda é cedo para fazer qualquer previsão a respeito do desempenho do setor para este ano. “Com base no que tivemos ano passado, podemos pensar inicialmente em um resultado 5% a 10% superior ao apurado em 2021”.
Segmentos
Para o segmento de Reboques e Semirreboques, o mês de janeiro é pouco representativo (6.724 unidades), uma vez que antecede os negócios principais do setor, como a safra e a retomada das obras públicas e privadas.
Já o setor de Carroceria sobre chassis registrou variação positiva de +8,59%. Segundo a ANFIR, “o resultado pode indicar que a economia nas cidades, ligada ao abastecimento dos pontos de venda do mercado de varejo, não perdeu ritmo e está recompondo suas perdas”.