ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Comissão de Suprimentos
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • CONAF
  • Contato
  • Eleição
    • Edital de Convocação da ABIFA – Eleições 2026
    • Cronograma e informações – Eleições 2026
    • Ficha de Qualificação
    • Associadas aptas a votar
28 de janeiro de 2021

Indústria de máquinas e equipamentos registra crescimento em 2020, com expectativa de nova alta em 2021

Indústria de máquinas e equipamentos registra crescimento em 2020, com expectativa de nova alta em 2021
28 de janeiro de 2021

A receita líquida do setor de máquinas e equipamentos somou R$ 144,5 bilhões entre janeiro e dezembro de 2020; um crescimento de +5,1% em relação ao ano anterior. De acordo com a ABIMAQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos, “após sucessivas retrações, o ano de 2020 encerra com a sinalização de normalização das vendas internas e melhoria das exportações para 2021”.

O ganho de fôlego do setor de máquinas contou com o forte desempenho das vendas internas a partir do segundo semestre. Em dezembro, a receita doméstica cresceu +50,9% na comparação com o mesmo período de 2019. Na somatória do ano, as vendas internas acumularam alta de +11%.

Já as exportações de máquinas e equipamentos apresentaram a primeira alta em dezembro (+0,9%), desde o início da pandemia. Ainda que modesto, este resultado sinaliza uma possível mudança de rumo das exportações em 2021, segundo a ABIMAQ.

No acumulado do ano, as vendas externas de máquinas registraram a maior queda desde a crise de 2009 (-23,7%).

Em dezembro, as importações de máquinas e equipamentos cresceram +11,9% na comparação com o mesmo mês de 2019. Trata-se da segunda alta consecutiva, após sucessivas quedas entre março e outubro, de modo que as importações caíram menos do que o esperado na somatória do ano (-5,7%). Para a entidade, “as últimas leituras sugerem que a retomada das importações deverá ser sustentável em 2021”.

Com isso, o consumo aparente do setor, ou seja, a parcela da produção industrial doméstica destinada ao mercado interno acrescida das importações, avançou +11,9% em 2020. “Ainda que as importações tenham ganhado fôlego nos últimos dois meses do ano, as vendas de máquinas derivadas de produção nacional foram as responsáveis pela alta do consumo em 2020. Atualmente, a composição do consumo aparente do segmento conta com 52,5% de máquinas nacionais e 47,5% estrangeiras”.

Abimaq

Artigo anteriorAumento do ICMS paulista ameaça competitividade da indústria do EstadoPróximo artigo Desindustrialização pode tornar Brasil a roça do mundo, segundo presidente da CNI

Posts recentes

ANFAVEA: Produção de autoveículos cresce 15,2% em maio, melhor resultado para o mês desde 201919 de junho de 2026
Estudo da Fiesp revela desafios para a descarbonização da indústria18 de junho de 2026
“Se queremos avançar, a indústria precisa de um projeto de Estado”, afirma presidente da CNI12 de junho de 2026

Categorias

  • 1º Encontro ABIFA de Lideranças
  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Fundiexpo
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria
  • Indústria – Notícias
  • Internacional
  • Lançamento de livros
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

ABIFA ADF Areia Areia Descartada de Fundição Associadas Boletim Ciência CNI Comissão de Meio Ambiente CONAF créditos de carbono Dados descarbonização Economia ESG Estado Eventos Foundry Connection Fundidos Fundição Fundição nacional Impressão 3D Indústria Info Inovação Inteligência Artificial Internacional Lideranças meio ambiente Molde México Negócios Notícias Pesquisa Popular Produção Projetos de Lei Resíduos Rio Grande do Sul Stihl Sustentabilidade Tecnologia Universidade WordPress Índices setoriais